O Museu ‘Asas de um sonho’, ou Museu da TAM, localizado em São Carlos (SP), será reaberto para visitação após sete anos de atividades suspensas.
Em meados de 2022, o empresário idealizador do projeto e presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, procurou o governo para tentar reabrir o Museu da TAM com o auxílio de um aporte.
O esforço do empresário foi recompensado quando, na tarde do último dia 1º, o prefeito de São Carlos, Airton Garcia, e João Amaro assinaram um protocolo de intenções visando a reabertura do espaço.
“A cidade ganha, a região ganha, o Brasil inteiro ganha. No Museu há vários aviões históricos, usados por nossa Força Aérea na Segunda Guerra Mundial e aviões que representam a indústria brasileira. A reabertura vai movimentar o turismo em São Carlos”, contou o prefeito.
- Confira ainda! 50% de desconto: pacote para Maceió (aéreo + 5 diárias) a partir de R$ 533 por pessoa
Museu da TAM em São Carlos
Inaugurado em 2006, o museu contava com um acervo de mais de 90 aeronaves, peças e itens que contam a trajetória da aviação brasileira e mundial de um modo simples e interessante. São encontrados desde modelos civis até históricos e militares no local.
O Museu da TAM passou por reformas entre 2008 e 2010, quando teve uma segunda inauguração. Mas em janeiro de 2016, o empreendimento fechou as portas mais uma vez.
- Viu isso?! Porto de Galinhas + Praia dos Carneiros: aéreo mais 6 diárias a partir de R$ 872 por pessoa
Hoje, o número de aeronaves em exposição subiu para 120. Isso porque embora o museu estivesse fechado, ele continuou recebendo doações de aeronaves. As novas adições levaram o museu a receber o título de maior museu de aviação da América Latina e o segundo maior acervo particular do mundo.
A suspensão das atividades em 2016 causou muita tristeza em apaixonados pela aviação e moradores da cidade. Além de movimentar a economia local, o atrativo preserva uma parte da história do Brasil, mantendo viva a cultura aeronáutica. Sendo assim, desde aquela época, havia intenções de reabrir o museu novamente algum dia.
Via: AEROIN.