A Argentina vai ganhar o seu próprio Guia Michelin!
É a primeira vez na história que os restaurantes argentinos serão cuidadosamente examinados para formar um Guia único, somente deles. Além disso, este é o primeiro Guia Michelin de um país hispânico da América Latina.
Segundo o ministro de Turismo e Esportes da Argentina, Matías Lammens, a chegada de um Guia Michelin na Argentina é “um antes e um depois tanto para nossa gastronomia quanto para o turismo argentino. Trabalhamos juntos entre o setor público e o setor privado para tornar nosso país o principal destino gastronômico da América Latina e um dos mais atraentes do mundo”.
A seleção de restaurantes de Buenos Aires e Mendoza será anunciada no dia 24 de novembro. Esses são os destinos que mais reúnem expectativas devido à qualidade da sua gastronomia e os seus importantes papéis no cenário do turismo argentino.
A Ernst & Young, empresa internacional de consultoria e estratégia empresarial, conduziu um estudo que revelou que 57% dos turistas prolongariam a sua estadia no país se algum destino oferecesse uma seleção de restaurantes com estrelas Michelin.
A seleção de restaurantes de ambos os destinos argentinos será feita de maneira independente por inspetores anônimos do Guia Michelin. Os profissionais seguirão a metodologia histórica e global desenvolvida pelo Guia, levando em consideração cinco critérios:
- Qualidade do produto;
- Domínio das técnicas culinárias;
- Harmonia dos sabores;
- Personalidade do chef;
- Consistência ao longo do tempo e em todo o cardápio; e
- Seleção de restaurantes do Guia Michelin.
Quando o Guia da Argentina estiver pronto, ele será disponibilizado em formato digital em todas as plataformas do Guia Michelin: site, app e redes sociais.
Guia Michelin
Criado em 1900 pela empresa de pneus Michelin, o Guia Michelin tinha como principal objetivo apoiar o desenvolvimento da mobilidade. Com o tempo, ele se tornou a principal referência quando o assunto são destinos gastronômicos.
Viajantes gourmets, aqueles que gostam de ter novas experiências gastronômicas por onde passam, encontram os melhores restaurantes de cada país com a ajuda do Guia.
Uma única estrela Michelin é concedida a um estabelecimento em razão da sua “cozinha de alta qualidade que vale uma parada”, enquanto duas estrelas correspondem a uma “cozinha excelente que vale a pena conhecer”. Por fim, três estrelas Michelin são designadas a restaurantes por sua “cozinha excepcional que vale uma viagem especial”.
Via: CNN Brasil.