Atenção! Pesquisa classifica destinos internacionais onde viajantes mais ficam doentes
Ficar doente durante uma viagem não é uma experiência muito agradável, não é mesmo? Alguns destinos turísticos são conhecidos pelo alto índice de viajantes que sentem algum tipo de desconforto durante ou após a viagem.
A Forbes conduziu um estudo para identificar quais são eles e elencou os destinos internacionais em que viajantes relataram ter passado mal em resenhas deixadas em plataformas e fóruns de viagem — e o Brasil está entre eles!
Veja, abaixo, o TOP 5 dos destinos onde se é mais provável ficar doente.
Punta Cana
O destino paradisíaco do Caribe, Punta Cana, na República Dominicana, ocupa o primeiro lugar na lista. Quase 10% dos viajantes que usam plataformas de viagens queixaram-se sobre algum desconforto relacionado à viagem.
Para viajar ao local, é recomendado estar vacinado contra a Hepatite A e o Tétano. Além disso, viajantes são orientados a usar repelentes para evitar a contração de malária.
Sharm el-Sheij
O próximo destino é Sharm El-Sheij, também conhecido por Sharm El Sheik, no Egito. Os resorts à beira-mar e o mar azul-turquesa atraem viajantes de todos os cantos do mundo. Apesar de ser um destino luxuoso, nos fóruns de turismo analisados pela Forbes, muitos viajantes reclamaram de intoxicação alimentar ou desconforto estomacal.
Ilha do Sal
A Ilha do Sal, em Cabo Verde, é outro destino paradisíaco com muitas praias de águas azuis-esverdeadas e clima ensolarado durante grande parte do ano. Cerca de 11% dos viajantes relataram algum tipo de desconforto inesperado ao chegar no destino.
Em março de 2023, o Gabinete de Estrangeiros do destino declarou que, desde agosto do ano passado, há um aumento de casos de Shigelose, uma infecção intestinal provocada pela bactéria Gram-negativa. A doença provoca vômito, febre e diarreia.
Playa del Carmen
Playa del Carmen, destino mexicano de praias deslumbrantes e de resorts all inclusive a somente um passo do mar, além de despertar o interesse de viajantes de todo o mundo, é alvo de reclamações de intoxicação alimentar, salmonela e E.coli.
Cabo San Lucas
Outro destino mexicano de praia presente na lista é Cabo San Lucas! O contraste da coloração azul-esverdeada das águas com as construções de cor de areia e formações rochosas é muito atrativo aos olhos e, por isso, muitos turistas se deslocam até o local todos os anos. Lá, no entanto, é provável ter algum incômodo no estômago ou intestino, segundo turistas.
Mas e o Brasil?
O Brasil aparece na 19ª posição do TOP 25 da lista da Forbes! Foram identificadas cerca de 400 postagens sobre o Rio de Janeiro cujo assunto principal é algum tipo de incômodo.
Uma das principais preocupações dos viajantes estrangeiros — e dos brasileiros também — são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: dengue, zika e chikungunya. Também foram identificados relatos sobre febre e diarreia.
Os destinos onde os viajantes mais ficam doentes
Dá para notar que a pesquisa da Forbes não evidencia riscos elevados de contração de doenças sérias em grande parte dos destinos analisados. É muito mais comum ter uma reação negativa à comida local ou ao clima de destinos turísticos visitados pela primeira vez.
De qualquer modo, é recomendado que viajantes chequem as orientações de vacinação do país de destino e notícias sobre possíveis epidemias e doenças comuns no local antes de viajar.
O TOP 10 completo de destinos onde viajantes mais ficam doentes são:
- Punta Cana (República Dominicana)
- Sharm el-Sheji (Egito)
- Ilha do Sal (Cabo Verde)
- Playa del Carmen (México)
- Cabo San Lucas (México)
- Bali (Indonésia)
- Hurghada (Egito)
- Tulum (México)
- Boa Vista (Cabo Verde)
- Cairo (Egito)
Para saber mais sobre os destinos e a pesquisa da Forbes, acesse este link.