Atrativos de Foz do Iguaçu estão previstos para reabrir em 10 de junho
Os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu (PR) estão se programando para a reabertura, autorizada para ocorrer dia 10 de junho, no aniversário de 106 anos da cidade, conforme o anunciado na quarta-feira (20).
O Prefeito Chico Brasileiro permitiu, por meio da edição de protocolos, a reabertura gradativa do setor de turismo, tendo em vista os números pouco expressivos de casos de coronavírus em comparação a outros municípios brasileiros.
O protocolo, o qual vem sendo debatido desde o dia 7 de maio, também inclui o retorno à ativa de transportes de passageiros, estabelecimentos gastronômicos e agências de viagens.
O plano de reabertura considera os cuidados necessários para atender os visitantes com o máximo de segurança e tranquilidade. Por exemplo, uma das medidas é a assinatura de um Termo de Responsabilidade Sanitária por parte dos estabelecimentos para que possam reabrir as portas.
A reabertura do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, é aguardada com expectativa. O atrativo é a principal escolha de visitação de turistas regionais, nacionais e internacionais. Embora o Parque não receba a mesma quantidade de visitas de antes da pandemia, devido às restrições de viagens, a reabertura ainda é um bom sinal para o turismo da cidade.
Segundo o Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, no entanto, esta data ainda é uma previsão. Caso o município registre mais casos de coronavírus, ela deverá ser remarcada.
Atualmente, a situação está favorável para os estabelecimentos turísticos. A Itaipu Binacional também vai reabrir a partir do dia 10 de junho, tomando os devidos cuidados sanitários. O Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves, a Dreamland, entre outros atrativos, também estão autorizados e previstos para abrir na data escolhida.
O fechamento dos atrativos aconteceu a partir do dia 18 de março. Foz do Iguaçu, ao longo deste período, registrou 80 casos de coronavírus, sendo que 61 pessoas se encontram curadas.