A Austrália anunciou que vai suspender as restrições às viagens internacionais em um processo gradual a partir de novembro. O país implementou rígidas restrições logo no início da pandemia de COVID-19, em março de 2020. As fronteiras estão fechadas desde então.
“É hora de devolver a vida normal aos australianos”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison.
Embora muitas das decisões do governo australiano tenham sido alvo de elogios por prevenirem a disseminação da COVID-19 no país e erradicarem completamente o vírus em algumas cidades, também receberam críticas por separarem famílias e dificultarem a entrada de australianos residentes em outros países durante emergências.
- Confira ainda! Réveillon 2022: Balneário Camboriú planeja ter a maior queima de fogos de Santa Catarina
Em resposta ao anúncio, a Qantas Airways afirmou ter planos de retomar suas operações internacionais a partir de 14 de novembro. Inicialmente, a companhia aérea vai operar três voos semanais de Sydney a Londres e Los Angeles. A Qantas recebeu diversas críticas ao afirmar, ainda em 2020, que iria proibir o embarque de passageiros não vacinados quando as fronteiras fossem reabertas.
A entrada de viajantes estrangeiros ainda não será bem-vinda
Durante a primeira fase do processo de reabertura, somente cidadãos e residentes permanentes terão permissão de viajar ao país e ao exterior. Além disso, australianos totalmente vacinados que viajarem ao exterior deverão fazer uma quarentena de sete dias após retornarem ao país.
Para quem não estiver vacinado, o isolamento será de 14 dias em um hotel pré-aprovado pelo governo. O custo dessa quarentena deve ser arcado pelo próprio indivíduo e será de cerca de US$ 2.100 (ou R$ 11.255 na cotação de hoje).
Viajantes estrangeiros vão precisar esperar mais um tempo para voarem ao país, mas a Austrália afirma estar trabalhando em medidas para “receber os turistas em suas praias novamente”.
O primeiro-ministro revelou, ainda, que os sistemas de quarentena devem estar funcionando em novembro, mas o cronograma pode atrasar visto que depende da tomada de decisão dos estados e territórios individuais.
Sydney, Melbourne e Canberra estão em lockdown devido a súbitos surtos de coronavírus. Queensland e Western Australia ameaçaram manter as suas fronteiras fechadas para viagens até que o índice de vacinação suba. Os estados de New South Wales e Victoria, por outro lado, estão quase chegando a marca de 80% da população totalmente vacinada.
Via: BBC e Mercado & Eventos.