Áustria oferece transporte público gratuito por um ano em troca de tatuagem
Você faria uma tatuagem para viajar de graça por um ano? A Áustria está oferecendo transporte público gratuito para quem tatuar o nome do passe ferroviário local, o KlimaTicket.
Introduzido em 2021, o KlimaTicket é uma alternativa de transporte “amiga do meio ambiente”, conforme o próprio passe indica. Ele permite que moradores e viajantes usufruem de todos os serviços regulares de transporte do país, desde ferroviários até rodoviários, sejam públicos ou privados, em uma área específica durante um ano inteiro.
A ação inusitada foi anunciada no Instagram oficial do KlimaTicket no mês de julho. Pequenos estandes de tatuagem foram montados em vários eventos ao redor do país para que interessados façam as suas tatuagens em qualquer parte do corpo.
São ofertadas opções limitadas de desenhos, como vagões de trem com o logo do KlimaTicket, uma boca ingerindo uma pílula com os dizeres “klima” ou o próprio cartão ferroviário.
Até o momento, seis pessoas aceitaram modificar permanentemente os seus corpos em troca de transporte gratuito por um ano.
Controvérsia
A iniciativa arrancou críticas e alarme de comentaristas nas redes sociais, que questionaram a ética por trás do pedido de tatuar propaganda no corpo em troca de um serviço, e os cuidados tomados para desenvolvê-la.
De acordo com a ministra do Clima da Áustria, Leonore Gewessler, a ação foi pensada com grande cuidado. Por exemplo, é voltada para o público acima de 18 anos e as tatuagens são apenas feitas durante o dia em locais preparados para oferecer o serviço.
A ministra deu um pulo no estande de tatuagem montado em um festival de música em St Pöllen no último dia 20 de agosto. Na ocasião, mostrou o seu apoio à iniciativa e fez uma tatuagem temporária do cartão de transporte.
As pessoas que aceitaram fazer as tatuagens do KlimaTicket já tinham, ao menos, uma tatuagem, ou seja, fazem parte de um público já aberto à prática, conforme a ministra do Clima. Ainda assim, a iniciativa segue recebendo feedback diversos e, muitas vezes, opositores.
Via: Business Insider.