Avião supersônico AS3 fará voos internacionais em menos de três horas!
A Aerion, empresa americana de fabricação de aeronaves, divulgou detalhes sobre a sua próxima aeronave supersônica, o AS3. Ele promete ser mais rápido que o Concorde, aeronave supersônica com velocidade de 2.179 km/h que deixou de voar em 2004 em razão do alto custo de manutenção.
O AS3 terá capacidade de transportar 50 passageiros, alcance de 13 mil km e velocidade de Mach 4 (cerca de 4.900 km/h).
A Aerion afirma que será possível realizar voos entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e Tóquio, no Japão, em menos de três horas com esta aeronave. Esse trajeto é feito em cerca de 12 horas com aeronaves comerciais tradicionais.
Um voo entre São Paulo e Paris, na França, por exemplo, poderá ser feito em aproximadamente 2h50! Ou seja, as viagens no futuro poderão ser extremamente rápidas e convenientes, especialmente para o setor de turismo. Imagine só viajar para um país em outro continente em menos de três horas?
O AS3 por enquanto é somente um plano. A empresa recentemente finalizou a fase de conceituação e de design, mas o visual da aeronave ainda pode mudar até que ela esteja pronta para voar. Veja abaixo o vídeo de apresentação do AS3.
Aerion AS2
Atualmente, a Aerion está trabalhando em um avião supersônico executivo, com capacidade para até 12 passageiros, o AS2. Ele já se encontra em fase avançada de desenvolvimento e é capaz de atingir velocidades superiores a 1.600 k/h. É esperado que esta aeronave domine os céus do planeta antes do fim desta década!
A empresa americana de jatos particulares, NetJets, ordenou 20 jatos AS2 da Aerion no início do mês passado. Cada aeronave custa US$ 120 milhões (cerca de R$ 375 milhões).
Saiba mais sobre as aeronaves supersônicas da Aerion no site da empresa.
Via: Robb Report, Sam Chui e Aero Magazine.