Azul e GOL iniciam venda de passagens aéreas compartilhadas
A Azul e a GOL começaram a vender passagens aéreas em acordo de codeshare, ou de código compartilhado. Em outras palavras, as cias agora compartilham bilhetes aéreos para embarcar em voos para todo o Brasil.
Isso significa que passageiros que comprarem bilhetes para voar com uma das empresas aéreas também terão acesso aos voos da companhia parceira! São, no total, 40 rotas nacionais compartilhadas entre as cias.
As passagens aéreas de código compartilhado já podem ser adquiridas nos canais de venda oficiais das companhias aéreas. No entanto, o codeshare passará a valer somente a partir do dia 20 de julho.
Vantagens para os viajantes
- Mais opções de rotas, conexões e destinos, além de horários e datas de voos.
- Acúmulo de pontos no programa de fidelidade da sua escolha: Azul Fidelidade ou Smiles.
- Possibilidade de compra de passagens aéreas tanto na Azul quanto na GOL. Por exemplo, ao comprar bilhetes da GOL no site da Azul, viajantes não precisam confirmar a reserva na GOL. Os sistemas das companhias aéreas agora estão interligados.
Informações básicas
- Check-in: o check-in deve ser feito online ou presencialmente nos balcões da companhia aérea que opera o primeiro o trecho, no caso de conexões, ou o voo inteiro.
- Check-in e bagagens em conexões: não é necessário fazer o check-in ou despachar bagagens em conexões entre voos das companhias aéreas parceiras. As malas serão entregues no fim da viagem.
- Seleção de assentos: é possível escolher o assento no voo, independentemente da companhia aérea que vendeu as passagens aéreas. Basta usar o código da reserva no site da Azul ou da GOL.
- Assentos mais confortáveis: os assentos mais confortáveis, como os do Espaço Azul e do GOL+ Conforto, podem ser reservados nos sites das respectivas companhias aéreas.
- Antecipação de voos: a antecipação de voos não está disponível para reservas em acordos de codeshare.
Rotas compartilhadas
Viajantes já encontram passagens aéreas disponíveis para as 40 rotas compartilhadas entre a Azul e a GOL. Nas próximas semanais, mais opções devem ser adicionadas aos canais de venda das companhias aéreas.
Um dos voos compartilhados é para viajar de Brasília para Marabá. Encontramos trechos por R$ 576,99 para viajar no dia 09 de setembro.
Ao fim da descrição das tarifas, viajantes encontram a informação de que o trecho é operado pela GOL.
Já no site da GOL, um dos trechos operados pela Azul é para voar de Belo Horizonte para Ipatinga. Encontramos trechos por R$ 523 para voar no dia 13 de setembro.
Juntas, a Azul e a GOL possuem cerca de 1.500 decolagens diárias. Com o início do acordo de compartilhamento de códigos, viajantes possuem cerca de 2.700 opções de viagens nacionais com as cias.