Um dos paraísos da América Central, Belize, reabriu as fronteiras para viajantes vacinados contra a COVID-19 sem a necessidade de apresentar o resultado de um teste PCR negativo para a doença.
Esta nova diretriz de saúde entrou em vigor no fim de fevereiro. Segundo ela, viajantes devem apresentar um comprovante de vacinação com data de, no máximo, duas semanas antes da chegada ao país.
Viajantes não vacinados continuam podendo entrar no país, porém devem apresentar o resultado de um teste PCR negativo para a COVID-19. Ele deve ter sido realizado quatro dias antes do embarque, aproximadamente 96 horas. O resultado negativo de um teste rápido de antígeno também é uma opção. Este deve ter sido feito em, pelo menos, 48 horas antes da viagem.
- VIU ISSO?! Sensacional: pacote de viagem para Amsterdam 2022 – 2023 a partir de R$ 1.999 por pessoa
Caso o viajante não apresenta nenhuma das opções, ele poderá fazer um teste no Aeroporto de Belize por US$ 50.
Em relação à acomodação, viajantes devem ficar hospedados em estabelecimentos certificados previamente pelo governo. O governo de Belize assegura que os hotéis e pousadas presentes nesta lista estão operando com segurança e seguindo as diretrizes de saúde contra a COVID-19. Não foi à toa que Belize recebeu um Safe Travel Stamp (selo de “viagem segura”) do Conselho Mundial de Viagens e Turismo em janeiro de 2021!
Turistas internacionais também são encorajados a baixar um app de saúde, desenvolvido pelo governo local, para manter as suas informações de saúde atualizados. Esta medida auxilia o governo a fazer o controle da entrada de turistas estrangeiros durante a pandemia.
- Confira ainda! Cerejeiras no Japão: significado, quando e onde vê-las
Para viajantes brasileiros
Não há voos diretos saindo do Brasil para Belize. Para chegar ao país, é preciso fazer escala em países próximos, como os Estados Unidos e o Panamá. Os brasileiros não conseguem completar a viagem ao fazer escala nos EUA devido à restrição de entrada de passageiros que permaneceram os últimos 14 dias antes do desembarque no Brasil.
Já o Panamá aceita a entrada de brasileiros, mas é preciso apresentar um resultado negativo do teste PCR para a COVID-19. Ele deve ter sido feito 48 horas do desembarque no país.
Via: CNN Brasil.