Cerejeiras no Japão: significado, quando e onde vê-las

Na primavera, o Japão é tomado por pequenas flores rosadas por um curtíssimo período. O fenômeno é tão rápido que se tornou valioso para os japoneses. Todos os anos, eles se reúnem com amigos e familiares em parques para admirar o desabrochar das flores de cerejeiras. O evento de observação ganhou o nome de Hanami, ou Festival Hanami.

Em razão da pandemia de COVID-19, a contemplação das cerejeiras floridas está cancelada neste ano. Em 2020, o evento de observação tão aguardado pelos japoneses também não aconteceu.

O lado bom é que dá tempo para você planejar a sua viagem para observar esse fenômeno da natureza nos próximos anos. Para os turistas internacionais, planejamento é essencial. Como milhares de pessoas viajavam ao país para ver as cerejeiras, você pode acabar se perdendo na multidão e não aproveitar a viagem.

Além disso, o Japão é um país pequeno, porém populoso. Isso significa que sempre haverá muitas pessoas nos pontos turísticos. É preciso considerar essa característica do país ao escolher os locais para observar as flores.

Qual é a significância dos festivais Hanami?

As pétalas caem das árvores e voam com o vento, colorindo a paisagem cinzenta das metrópoles japonesas. Famílias e amigos fazem piqueniques na sombra das árvores e tiram fotografias. Os turistas também começam a brotar no Japão durante a primavera para ver esse famoso espetáculo da natureza.

As flores de cerejeiras possuem diversos significados para os japoneses, como amizade e novos começos. Elas são, ainda, um lembrete da efemeridade da vida, a qual deve ser aproveitada ao máximo todos os dias.

Assim, durante os festivais Hanami, os japoneses se reúnem para contemplar as flores de tons de rosa e refletir sobre as suas próprias vidas.

Quando viajar ao Japão para ver as cerejeiras? Qual a melhor época?

A temporada das cerejeiras normalmente ocorre entre final de março e o começo de abril, mas as datas podem variar. Para esse ano, a previsão é que as cerejeiras desabrochem a partir de 15 de março. O pico deve acontecer entre os dias 25 e 26 do mesmo mês.

Todavia, para sempre ter certeza de quando será o início e o ápice do florescer das cerejeiras, acesse sites desenvolvidos para acompanhar esse período. O Japan Meteorological Corporation faz essa previsão em mais de mil locais no país. O Japan Guide é outro site com muitas informações interessantes sobre o desabrochar das cerejeiras.

Já para quem prefere acompanhar pelo celular, existe um aplicativo chamado Sakura Navi que também disponibiliza a previsão do florescimento das cerejeiras, bem como a localização e os períodos de ápice.

Onde ver as cerejeiras no Japão? Em que cidades?

Abaixo, veja alguns dos locais para ver as flores de cerejeiras no Japão! Vale deixar bem claro que não pode mexer nas árvores. A ideia dos festivais de hanami é somente observar as flores de cerejeira. Não pode escalar, mexer nos galhos ou arrancas flores para levar de lembrança, ok?

1.    Tóquio

fosso de Chidorigafuchi
Foto: Fosso de Chidorigafuchi.

Em Tóquio, o Ueno Park é dos destinos mais populares para ver as cerejeiras. Isso porque elas formam um belo corredor acima de uma passarela. O Shinjuku Gyoen é outro local para apreciar as flores. Para quem gosta de sossego, vale escolher passear por esse Parque Nacional. No fosso de Chidorigafuchi, observadores podem alugar barcos para admirar as árvores rosadas.

2.    Kyoto

Kyoto
Créditos: Japan Guide.

O Caminho do Filósofo é um dos atrativos turísticos mais visitados de Kyoto, junto com os templos budistas espalhados pela cidade. Na época das cerejeiras, ele se ganha uma cara totalmente nova que vale muita a pena conhecer. Outro ponto de observação clássico é o Maruyama Park, que reúne diversas famílias japonesas para apreciar as cerejeiras.

3.    Osaka

castelo de osaka
Foto: arredores do Castelo de Osaka.

O Castelo de Osaka também é um ponto turístico tradicional da cidade que se transforma na temporada das cerejeiras. Entretanto, este é um dos locais mais visitados por turistas e tende a estar lotado o ano todo. Para quem gosta de mais espaço, pode caminhar pelo Kema Sakuranomiya Park, que contém mais de cinco mil cerejeiras.

4.     Nara

Nara
Créditos: Japan Guide.

Nara é uma cidadezinha próxima à Osaka conhecida pelo Parque de Nara, onde cervos habitam e transitam livremente. Turistas podem comprar biscoitos de vendedores no local para alimentá-los, além de tirar muitas fotos. Durante a primavera, o local se transforma em um santuário de cerejeiras e cervos. É uma visão de conto de fadas.

5.     Cinco lagos de Fuji

monte fuji e cerejeiras
Créditos: Japan Guide.

Na região dos Cinco lagos de Fuji, fica a extraordinária Pagoda de Chureito. Além de proporcionar uma visão magnífica do Monte Fuji, é rodeada de árvores de cerejeira. O topo da Pagoda, então, desponta de um mar de pétalas cor de rosa. É uma visão apaixonante!  

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…