Brasil tem 7 candidatos únicos a Patrimônio da Humanidade da Unesco; confira!

A Unesco, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, seleciona locais históricos, culturais e naturais situados ao redor do mundo para integrar a lista de patrimônios da humanidade. Uma vez participantes da lista, eles se tornam locais de estimada importância para todo o planeta, não apenas para a organização da ONU.

O Brasil já possui 23 patrimônios da humanidade da UNESCO e, atualmente, está com sete propostas de novos lugares para entrar na lista.

Os candidatos brasileiros foram selecionados pela ONG World Heritage Watch, que auxilia as entidades governamentais do mundo todo a selecionar os seus patrimônios e enviá-los para a seleção mundial. Em seguida, a UNESCO faz uma revisão dos candidatos e escolhe os locais que vão receber o título de patrimônio da humanidade.

Além de ter uma importância histórica, cultural e natural para a história da humanidade como um todo, os candidatos submetidos precisam se destacar em relação à geologia, biodiversidade e beleza das paisagens naturais.

Os sete candidatados do Brasil selecionados pela organização não-governamental para serem enviados à agência da ONU são:

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Foto: Julius Dadalti via Wikipédia.

Uma das paisagens mais exuberantes e únicas do Brasil é o nosso “deserto alagado” – os Lençóis Maranhenses, a 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão. Lagoas de intensas tonalidades azuladas se formam entre dunas após o período de chuvas, permitindo que visitantes nadem nas águas efêmeras até elas evaporarem no período de seca.

Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia

Foto: Gabrielrvallim via Wikipédia.

O primeiro parque nacional do país, o Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi criado em junho de 1937. Com formações rochosas e montanhas dramáticas se firmando sobre campos de vegetação exuberantes, o destino é um forte candidato para integrar a lista de patrimônios da humanidade da UNESCO.

Raso da Catarina

Raso da Catarina,

Foto: Steff Suconic via Wikipédia.

O que se destaca na reserva ecológica Raso da Catarina, situada no sertão baiano, é a abundante vegetação caatinga com formações rochosas, muitos cactos, vegetação rasteira de poucas folhas e galhos retorcidos e solo pedregoso e seco. A reserva é lar de indígenas pankararés, que residem na entrada do cânion localizado na área intitulada de Baixa do Chico.

Cavernas de Peruaçu

Cavernas de Peruaçu

Foto: Edgar Corrêa Kanaykõ via Wikipédia.

Situado no norte de Minas Gerais, o Parque Nacional Cavernas de Peruaçu é composto por paisagens de tirar o fôlego. Ele foi somente aberto para a visitação em 2014, por isso, ainda é pouco conhecido por turistas brasileiros. O local é formado por grutas e cavernas enormes, esbanjando uma paisagem bem diferente da que estamos acostumados a ver no Brasil.

Banhados do Taim

Banhados do Taim

Foto: FrancoBras via Wikipédia.

Entre os municípios gaúchos de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, a estação ecológica Banhados do Taim fica perto da fronteira com o Uruguai. A região pantanosa é considerada uma área de interesse ecológico em razão da sua rica biodiversidade, formada por vegetação rasteira, lagoas, dunas e praias oceânicas.

Serra do Divisor

Serra do Divisor

Foto: Mário Broering via Wikipédia.

O Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado bem na pontinha do Acre, na região que faz fronteira com o Peru, é um destino mágico com múltiplas cachoeiras, piscinas naturais e córregos escondidos entre a mata amazônica, além de uma rica biodiversidade de pássaros, borboletas e outros animais. São incríveis 837 mil hectares de mata preservada.

Serra da Capivara

Serra da Capivara

Foto: Artur Warchavchik via Wikipédia.

Por fim, para fechar a lista de candidatos a patrimônio da humanidade da Unesco, apresentamos o Parque Nacional da Serra Capivara, localizado no Piauí. Nos 130 mil hectares de paisagens naturais completamente preservadas, estima-se que existam cerca de 400 sítios arqueológicos, onde estão estimadas pinturas e gravuras rupestres.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…