No Brasil: massa de ar polar pode trazer a onda de frio mais intensa deste século e sensação pode chegar a -25ºC

Ainda não está na hora de aposentar os casacos de inverno. Na verdade, pode ser o momento para reforçar o guarda-roupa de frio! Uma massa de ar frio de origem polar vai passar pelo Brasil na próxima semana, podendo trazer o frio mais intenso deste século.

O ar gélido será mais forte que o vivenciado em junho e o desta última semana nas regiões Sul e Centro-Oeste. O frio intenso deve começar entre a próxima terça-feira (27) e quarta-feira (28). A previsão é que as temperaturas caíam bruscamente nesses dias e sigam baixas até o próximo sábado (31).

Previsões têm mostrado que o nível de pressão de 850 hPa, equivalente a 1.500 metros de altitude, ficaria entre -5ºC a -6ºC no Sul do Brasil. Esse parâmetro é utilizado para identificar quão quente ou fria é uma massa de ar. Números como esse somente foram registros nas ondas de frio de julho de 2000 e julho de 2007.

Sendo assim, as máximas devem ser baixíssimas até mesmo no período da tarde. Já as temperaturas mínimas podem atingir graus atípicos, chegando a -10ºC ou até mais frio em áreas de maior altitude do Sul do Brasil.

O modelo meteorológico canadense, por exemplo, indica que haverá mínimas de -10ºC a -12ºC para o final da próxima semana nos pontos mais altos da região Sul.

previsão modelo canadá
Foto: Projeção do modelo canadense via MetSul.

Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a sensação térmica pode atingir valores tão baixos quanto -10ºC a -20ºC. No alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, a sensação pode chegar a -25ºC.

Geadas

As geadas podem acontecer mais para o final da próxima semana e atingir partes do Mato Grosso do Sul, São Paulo e os três estados do Sul. Como o frio permanecerá por vários dias consecutivos, as projeções de geada ainda são preliminares e podem se modificar. Há, ainda, o risco de que aconteça a geada negra, quando se dá a morte de vegetações.

Neve

O cenário de hoje demonstra que as chances de nevar neste fim de julho são altíssimas! Por conta da intensidade, poderá haver neve entre a madrugada da próxima quarta-feira até sexta-feira (30). Todavia, não se sabe ainda a quantidade nem a possível acumulação de neve no território brasileiro.

Prepare-se para o frio!

Moradores das regiões mais frias durante os meses de inverno devem se preparar com antecedência. Como o Brasil não é um país que costuma receber temperaturas tão baixas, é preciso se preparar com os agasalhos certos, cobertores, luvas, botas e outras maneiras de se esquentar para enfrentar o frio.

Via: MetSul.

Leia também
Companhias aéreas remarcam voos para o Rio Grande do Sul sem custo; confira detalhes

As companhias aéreas estão remarcando ou cancelando voos para o Rio Grande do Sul sem…

De filmes da Disney e X-Men a celebridades: Airbnb cria nova categoria de “acomodações icônicas”

O Airbnb iniciou uma nova fase do seu negócio de hospedagens: a partir de agora,…

Número de passageiros em voos cresce 15,3% em 2023

O número de passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil cresceu 15,3% em 2023,…