Brasil pode ter um novo feriado nacional em 2024!

O calendário brasileiro pode ter um novo feriado em 2024, sabia?

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (29), o PL que transforma o 20 de novembro em feriado nacional. A data celebra o Dia Nacional de Zumbi e o Dia da Consciência Negra, os quais já são considerados feriados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Agora, o Projeto de Lei 3268/21 só precisa da sanção presidencial.

Se aprovado, o mês de novembro terá três feriados nacionais, sendo que dois deles — o do dia 15 e do dia 20 — estão bem pertinho um do outro. Para viajantes, a criação do feriado pode facilitar viagens no mês de novembro.

No próximo ano, por exemplo, o Dia da Consciência Negra será celebrado em uma quarta-feira, enquanto o Dia da Proclamação da República cairá em uma sexta-feira.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2011 como forma de manter viva a lembrança de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e pioneiro na resistência à escravidão dos africanos trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

A sua história é símbolo da luta contra a opressão das pessoas negras e pela liberdade como direito de todos. A data de 20 de novembro foi escolhida para o feriado por ser o dia da morte de Zumbi.

Na ocasião da aprovação do PL do feriado, o Congresso optou por não transformar a data em um feriado nacional. Sendo assim, como dito, o Dia da Consciência era feriado em apenas alguns estados, como Alagoas, Amazonas e Amapá, e municípios que aprovaram leis locais.

Via: G1.

Leia também
Companhias aéreas remarcam voos para o Rio Grande do Sul sem custo; confira detalhes

As companhias aéreas estão remarcando ou cancelando voos para o Rio Grande do Sul sem…

De filmes da Disney e X-Men a celebridades: Airbnb cria nova categoria de “acomodações icônicas”

O Airbnb iniciou uma nova fase do seu negócio de hospedagens: a partir de agora,…

Número de passageiros em voos cresce 15,3% em 2023

O número de passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil cresceu 15,3% em 2023,…