Brasil pode ter um novo feriado nacional em 2024!

O calendário brasileiro pode ter um novo feriado em 2024, sabia?

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (29), o PL que transforma o 20 de novembro em feriado nacional. A data celebra o Dia Nacional de Zumbi e o Dia da Consciência Negra, os quais já são considerados feriados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Agora, o Projeto de Lei 3268/21 só precisa da sanção presidencial.

Se aprovado, o mês de novembro terá três feriados nacionais, sendo que dois deles — o do dia 15 e do dia 20 — estão bem pertinho um do outro. Para viajantes, a criação do feriado pode facilitar viagens no mês de novembro.

No próximo ano, por exemplo, o Dia da Consciência Negra será celebrado em uma quarta-feira, enquanto o Dia da Proclamação da República cairá em uma sexta-feira.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2011 como forma de manter viva a lembrança de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e pioneiro na resistência à escravidão dos africanos trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

A sua história é símbolo da luta contra a opressão das pessoas negras e pela liberdade como direito de todos. A data de 20 de novembro foi escolhida para o feriado por ser o dia da morte de Zumbi.

Na ocasião da aprovação do PL do feriado, o Congresso optou por não transformar a data em um feriado nacional. Sendo assim, como dito, o Dia da Consciência era feriado em apenas alguns estados, como Alagoas, Amazonas e Amapá, e municípios que aprovaram leis locais.

Via: G1.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile