Brasileiros em Portugal encontram dificuldades para se estabilizar e pedem ajuda
Brasileiros que optaram por migrar para Portugal enfrentam muitas dificuldades. De acordo com o Estado de Minas, centenas deles estão passando fome e alguns, morando nas ruas. Isso porque não conseguem mais pagar os seus aluguéis. O valor subiu 37% somente em 2022.
Dados do Consulado do Brasil em Lisboa mostram que, em média, 145 brasileiros pedem ajuda para voltar ao país. O órgão, no entanto, não tem recursos para bancar tantas passagens aéreas de volta. Para esses brasileiros, resta pedir auxílio às igrejas católicas e evangélicas e a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada a migração.
Sonhos frustrados
Muitos brasileiros se mudaram para o país europeu por acreditarem que teriam mais facilidade para arrumar emprego e, assim, construir uma boa vida no local. Entretanto, os preços nas alturas assustaram as pessoas, que estão se sentindo enganadas em relação à possibilidade de se estabilizar em Portugal.
Relatos de brasileiros ilhados no país afirmam que youtubers criaram conteúdo enganoso sobre o que estrangeiros encontrariam ao se mudar para Portugal. Trata-se de jovens usando roupas de grife e esbanjando carros de luxo, como se tivessem conquistado uma vida próspera em Portugal.
Deslumbradas com a possibilidade de mudar de vida no exterior, dezenas de brasileiros embarcaram para o país com apenas 1.000 euros no bolso (cerca de R$ 5 mil na cotação de hoje). Muitos brasileiros desenvolveram depressão ao entrarem em contato com a realidade do país. Atualmente, alguns desses jovens youtubers estão sendo investigados pelas autoridades.
Cuidados ao imigrar
Quem pretende imigrar para Portugal, ou qualquer outro país, precisa se preparar muito e levar uma quantidade de dinheiro adequada para os primeiros meses de estadia no local. Encontrar emprego no exterior não é tão simples quanto influencers de viagem, que já estão estabilizados no país, mostram.
É ideal procurar como anda a empregabilidade no destino desejado e as vagas disponíveis para estrangeiros para ter uma noção do que está em alta no mercado de trabalho.
Entrar em contato com empresas estrangeiras ou enviar currículo para algumas vagas somente para testar se você possui o perfil procurado pelo país são dicas que interessados em imigrar podem seguir enquanto ainda estão no Brasil. Essas são formas de buscar informações sobre o meio corporativo do país desejado e aprimorar o planejamento de imigração.
Via: Estado de Minas.