Cachoeira de fogo: fenômeno único da Califórnia poderá ser visto em breve!
Todos os anos o Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, vive um fenômeno interessantíssimo: a partir de meados de fevereiro, os raios solares do sol poente atingem a Horsetail Fall, criando a ilusão de que a cachoeira está em chamas!
Neste ano, é estimado que a cachoeira de fogo se torne visível entre 10 e 27 de fevereiro de 2023. Mas é preciso que as condições climáticas colaborem para a visualização do efeito. O céu claro permite que o sol bata na cachoeira no ângulo certo. Além disso, é preciso que haja neve derretida o suficiente para a água da cachoeira fluir.
Felizmente, para quem tem interesse em ver o “firefall”, algo como a “queda de fogo”, as condições estão favoráveis. O ano de 2023 trouxe níveis recordes de neve e chuva em toda a Califórnia, estado onde está situado o parque nacional.
Ainda é um tanto cedo para afirmar que o calor será o suficiente para derreter a neve que dá vida à cachoeira, mas os números são promissores, segundo dados oficiais do estado.
O melhor horário para ver a cachoeira de fogo deverá ser entre 5h28 e 5h40 da tarde entre os dias 19 e 24 de fevereiro. O ápice será no dia 22 de fevereiro, segundo previsões.
O fotógrafo norte-americano Ed. Rochester já fez um registro do fenômeno.
Cachoeira de fogo: uma tradição de Yosemite
Embora este firefall seja o resultado de um jogo de luzes solares e neve derretida, há relatos de outro fenômeno semelhante, que era comum até 1968. Todas as noites os restos das fogueiras eram empurrados para a borda do Glacier Point, um mirante localizado acima do Vale de Yosemite, criando uma ‘correnteza’ de brasas.
A prática teve início em 1871! O proprietário do Hotel Glacier Point chutava as brasas da fogueira do chalé todas as noites, atraindo visitantes para assistir o deslizar das brasas de um ponto estratégico.
Foto: Cachoeira de fogo ‘original’ de Yosemite. Créditos: Scfry via Wikipédia.
Após a criação do Serviço Nacional de Parques, órgão governamental que administra parques nacionais, em 1916, o firefall original foi alvo de várias tentativas de proibição em razão do risco de incêndios até que, quase 50 anos depois, a medida foi finalmente aprovada.
Via: AFAR.