Cachoeira de fogo: fenômeno único da Califórnia poderá ser visto em breve!

Todos os anos o Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, vive um fenômeno interessantíssimo: a partir de meados de fevereiro, os raios solares do sol poente atingem a Horsetail Fall, criando a ilusão de que a cachoeira está em chamas!

Neste ano, é estimado que a cachoeira de fogo se torne visível entre 10 e 27 de fevereiro de 2023. Mas é preciso que as condições climáticas colaborem para a visualização do efeito. O céu claro permite que o sol bata na cachoeira no ângulo certo. Além disso, é preciso que haja neve derretida o suficiente para a água da cachoeira fluir.

Felizmente, para quem tem interesse em ver o “firefall”, algo como a “queda de fogo”, as condições estão favoráveis. O ano de 2023 trouxe níveis recordes de neve e chuva em toda a Califórnia, estado onde está situado o parque nacional.

Ainda é um tanto cedo para afirmar que o calor será o suficiente para derreter a neve que dá vida à cachoeira, mas os números são promissores, segundo dados oficiais do estado.

O melhor horário para ver a cachoeira de fogo deverá ser entre 5h28 e 5h40 da tarde entre os dias 19 e 24 de fevereiro. O ápice será no dia 22 de fevereiro, segundo previsões.

O fotógrafo norte-americano Ed. Rochester já fez um registro do fenômeno.

Cachoeira de fogo: uma tradição de Yosemite

Embora este firefall seja o resultado de um jogo de luzes solares e neve derretida, há relatos de outro fenômeno semelhante, que era comum até 1968. Todas as noites os restos das fogueiras eram empurrados para a borda do Glacier Point, um mirante localizado acima do Vale de Yosemite, criando uma ‘correnteza’ de brasas.

A prática teve início em 1871! O proprietário do Hotel Glacier Point chutava as brasas da fogueira do chalé todas as noites, atraindo visitantes para assistir o deslizar das brasas de um ponto estratégico.

Foto: Cachoeira de fogo ‘original’ de Yosemite. Créditos: Scfry via Wikipédia.

Após a criação do Serviço Nacional de Parques, órgão governamental que administra parques nacionais, em 1916, o firefall original foi alvo de várias tentativas de proibição em razão do risco de incêndios até que, quase 50 anos depois, a medida foi finalmente aprovada.

Via: AFAR.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Sair da versão mobile