Reino Unido testa se cães farejadores podem detectar a COVID-19

Desde meados de julho, o Reino Unido vem testando se cães farejadores de aeroportos podem farejar a COVID-19 em viajantes. A pesquisa é realizada pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, em parceria com a instituição Medical Detection Dogs e a universidade de Durham.

O governo inglês concedeu a quantia de mais de US$ 600 mil para investimentos na pesquisa. Ela se baseia na possibilidade dos cães treinados detectarem o odor corporal dos humanos, o qual é modificado por doenças.

Atualmente, cães já são capazes de detectar patologias diversas, como câncer, diabetes, tuberculose e, mais recentemente, malaria. Eles também podem identificar quando uma pessoa está prestes a ter uma convulsão devido à modificação química em seu corpo.

Portanto, a possibilidade de também poderem detectar a COVID-19 pelo olfato levou as instituições a se juntarem para fazer a pesquisa. Chamados de “Super Seis”, seis cães da raça cocker spaniel foram selecionados para fazer os testes iniciais.

Como é feita a pesquisa?

O primeiro passo é coletar amostras de odores de pessoas que foram diagnosticas com a COVID-19 e de pessoas saudáveis. Os voluntários usam máscaras e meias de nylon, reconhecidas pela qualidade absorver cheiros, por algumas horas. Em seguida, são passadas para os cães farejarem e se familiarizarem com o odor.

Os cães são treinados com o vírus morto e não têm contato direto com os voluntários para prevenir o risco de infecção. Eles farejam o ar onde as pessoas que se voluntariaram para a pesquisa estiveram. Mesmo que ainda não tenha sido registrado um caso de contaminação de cachorros para humanos, a equipe quer ser cautelosa.

Somente os cuidadores poderão tocar nos cães, diminuindo ainda mais a possibilidade de infecção para um grande número de pessoas.

Veja a reportagem da CNN, com áudio e legenda em inglês, neste link.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…