Camping é a opção mais segura para viajar, segundo estudo de associação americana
Assim como ecoturismo é (e será por um bom tempo) tendência durante a volta do turismo no Brasil, o camping também será uma prática turística muito procurada.
Além de promover o contato com a natureza após um período de isolamento, a instituição norte-americana Texas Medical Association (Associação Médica do Texas, em português) aponta o camping como a prática mais segura contra a contaminação pelo coronavírus.
Isso porque é feita em espaços abertos que contêm muito ar puro e poucas oportunidades de aglomeração. Felizmente, os brasileiros possuem diversos locais em território nacional para seguir essa tendência e cuidar da saúde.
- Veja também: Lei que estende o prazo para remarcar voos cancelados é aprovada; confira as novas diretrizes
Já pensou em passar as férias em um dos 3.000 pontos de camping do país?
Para viajantes que não tem experiência com acampamento, os locais mais adequados para fazê-lo são áreas formais de camping, onde o espaço para montar a barraca é limpo e organizado. Nesses locais, os viajantes pagam diárias de hospedagem e aproveitam de infraestrutura e segurança.
Em espaços selvagens, como florestas ou áreas verdes não tratadas, o risco de encontrar algum animal silvestre ou não conseguir socorro em decorrência de um acidente é mais alto. Este tipo de aventura é recomendado para turistas que possuem alguma experiência com métodos de sobrevivência na natureza e conhecimento de primeiros socorros.
Onde acampar no Brasil?
Para dar início ao planejamento da viagem, viajantes que desejam conhecer o mundo do camping precisam saber que há diversas maneiras de fazê-lo. Há a modalidade mais tradicional de dormir em barracas montadas sobre o chão, as barracas armadas no teto dos veículos, as barracas iglu, os camping cars e os motorhomes.
Campings típicos que oferecem boa infraestrutura, mas ainda promovem as qualidades tradicionais do acampamento, podem ser encontrados em Ilha Grande (RJ), Ilha Bela (RJ) e Ubatuba (SP). Neles, existem áreas específicas para acampar próximo ao mar.
No Parque Estadual do Jalapão (TO), por outro lado, os viajantes encontram tendas inspiradas nos safáris africanos. Trata-se de acomodações de uma modalidade atual chamada ‘glamping’, que se refere ao tipo de acampamento mais glamouroso.
Já o litoral da Bahia é conhecido por suas zonas de camping em frente a belas praias, como Porto Seguro e arredores.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os viajantes encontram paisagens com montanhas e cachoeiras. A cidade mineira de Carrancas, próxima à Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Estadual dos Três Picos, é um exemplo.
Na região Sul do país, locais bacanas para acampar são a região da Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho (RS) e as zonas de camping próximas a trilhas em meio à natureza em Siderópolis (SC).
Via: UOL