O governo do Canadá anunciou, nesta quinta-feira (17), que vai passar a aceitar viajantes totalmente vacinados sem a necessidade de apresentação de um teste negativo de COVID-19! A partir do dia 1º de abril, não será mais necessário apresentar o resultado negativo de um teste PCR ou antígeno no momento do embarque ao país.
- Veja também: GOL registra R$ 7,4 bilhões de lucro e aumento de decolagens e número de passageiros em 2021
O governo canadense vem sofrendo pressão de companhias aéreas, viajantes frequentes, profissionais de saúde, cidades fronteiriças e operadoras de turismo para facilitar a entrada dos viajantes estrangeiros no Canadá. Os testes de COVID-19, para eles, acabam encarecendo a viagem e fazendo com que turistas desistam de viajar ao país.
Por conseguinte, o ministro da Saúde do país, Jean-Yves Duclos, afirmou que “é justo afirmar que nós estamos entrando em uma fase de transição da pandemia de coronavírus. É a hora certa para anunciar mudanças no controle das fronteiras canadenses”.
Requisitos de entrada no Canadá a partir de abril
Viajantes com esquema vacinal completo ainda podem ser requisitados a fazer um teste molecular durante o desembarque no país devido à política de testagem aleatória adotada pelo Canadá. A partir de 1º de abril, contudo, esses viajantes não vão precisar mais fazer quarentena enquanto esperam o resultado do teste.
A exigência de teste negativo de COVID-19 vai continuar para viajantes que não tomaram todas as doses da vacina. Esse grupo ainda vai precisar apresentar um teste negativo antes de embarcar para o país.
O preenchimento do questionário digital no aplicativo ArriveCAN, ou no site do governo canadense, ainda será necessário para todos os viajantes, independente do seu status de vacinação. Quem não completar esse requisito pode ser convidado a fazer um teste de COVID-19 na chegada ao país e permanecer em quarentena durante 14 dias. A medida do isolamento é válida tanto para viajantes vacinados quanto para não vacinados.
Quem precisar viajar ao Canadá antes do dia 1º de abril deverá seguir as medidas válidas atualmente. Ou seja, apresentar um teste antígeno ou PCR negativo no momento do embarque.
Via: CBC.