Cânion turístico de Mato Grosso seca completamente em um mês

A paisagem do Cânion do Jatobá, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, mudou drasticamente em um mês por conta das secas.

No mês passado, quem visitava o ponto turístico encontrava belas águas de cor azul turquesa e cristalinas, as quais possibilitavam ver o fundo das formações rochosas nitidamente, entre a estreita passagem do cânion. Neste mês, o local se encontra seco, com pouquíssima água.

Foto: Francisco de Assis Ramos.

A água secou antes do esperado para o período da seca, segundo o guia turístico Jamiro Pereira Albino, que costuma visitar o local nos finais de semana para curtir a natureza. Segundo ele, todas as cachoeiras e cânions estão sem água.

Embora a seca seja um processo comum da natureza nesta época do ano, a sua intensidade costuma oscilar de um ano para o outro. Em 2022, o cânion secou em meados de agosto, enquanto, em 2023, secou totalmente. Mas já houve anos em que ele não chegou a secar.

O clima atípico deste ano pode ser explicado pelo El Niño, quando as águas do Oceano Pacífico Equatorial aquecem de maneira anormal, elevando as temperaturas.

No dia 23 de agosto, Cuiabá registrou o dia mais quente do ano até então com 41,2 °C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O último recorde de temperatura foi de 41 °C, registrado em agosto de 2020.

Passeio no Cânion do Jatobá

O Cânion do Jatobá passou a receber visitas de viajantes em 2017, tornando-se um importante ponto turístico do Parque Serra de Ricardo Franco. Muitos turistas passeiam pela região entre dezembro a junho justamente para fugir da temporada de secas.

Quando se encontra cheio, a piscina natural que se forma entre as paredes de arenito chega a ter 6 metros de profundidade. No início, ela é rasa, sendo ideal para crianças e pessoas que não sabem nadar.

A passagem inundada possui cerca de 50 metros de extensão e pode ser atravessada a nado. Entretanto, é recomendado usar colete.

O acesso ao local é feito somente com trilha, sendo 5 km ida e volta, mediante pagamento de R$ 15.

Via: G1.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Sair da versão mobile