Capital de estado nordestino pode ter nome alterado; entenda o porquê!

joao-pessoa
Foto: Ruy Carvalho via Wikipédia.

João Pessoa, a capital paraibana, pode mudar de nome, sabia?

Um plebiscito para saber a preferência da população acerca da mudança do nome da cidade pode ser realizado pela Assembleia Legislativa do Estado após parecer favorável da procuradora Acácia Suassuna.

Essa história não é nova. A mudança de nome da capital já foi sugerida há 15 anos, com a fundação do movimento “Paraíba, Capital Parahyba”.

O movimento contesta a homenagem feita ao então candidato a governador da Paraíba João Pessoa. Ele foi assassinado na chamada “Revolução de 30”, evento político que encerrou a República Velha no Brasil e impediu a posse do presidente eleito por voto popular Júlio Prestes, levando Getúlio Vargas ao poder. João Pessoa fazia parte da chapa de Getúlio.

O “Paraíba, Capital Parahyba” contesta a homenagem feita ao político da década de 1930, bem como propõe rever a identidade histórica da capital paraibana.

O ex-vereador Flávio Eduardo Maroja, conhecido como “Fuba”, é um dos representantes do movimento. Segundo ele, João Pessoa não é o herói que os livros contam. Além disso, não foi revolução, mas sim um golpe que deu início à ditadura no Brasil.

O movimento não é o único que tem interesse em rever o nome de João Pessoa. Ações independentes também pedem o mesmo com base em diversas justificativas, muitas delas associadas à homenagem feita ao político.

A família Pessoa, no entanto, defende o legado do político e condena a discussão acerca da mudança do nome. A família possui membros atuantes na política do estado, como o vereador Fernando Milanez Neto.

O que diz a lei?

De acordo com a Constituição Estadual da Paraíba, a realização de um plebiscito sobre uma possível alteração no nome da capital paraibana é obrigatória. Por isso, o advogado Raoni Vita, autor da ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, de 2023, pediu que o TRE-PB realizasse o plebiscito em 2024, na data da próxima eleição.

Via: G1.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…

Sair da versão mobile