Com a data do carnaval 2022 cada vez mais próxima, os municípios brasileiros gradualmente chegam aos vereditos sobre a realização das festividades carnavalescas. O feriado prolongado acontecerá entre 25 de fevereiro de 1º de março, e alguns destinos já se pronunciaram acerca das festas de rua e desfiles de carnaval.
As informações apresentadas neste post podem mudar conforme as prefeituras municipais e os governos de estado compartilham novas notícias sobre o carnaval 2022.
Onde vai ter carnaval 2022?
Poucos destinos pretendem realizar o carnaval 2022. Um dos maiores empecilhos para a execução da festa neste ano é a ausência de um método de controle da saúde dos foliões. Em eventos fechados, é mais fácil conferir o comprovante de vacinação e o teste negativo para a COVID-19 de cada participante, mas, em eventos abertos, a situação é mais complicada.
Os destinos que planejam realizar o carnaval com desfiles ou blocos de rua até o momento são:
- Maceió (carnaval de rua);
- Campo Grande (desfiles);
- São Paulo (desfiles); e
- Manaus (carnaval de rua).
Vale lembrar que os eventos podem ser cancelados por órgãos de saúde e prefeituras municipais caso a situação epidemiológica desses locais impossibilite a execução de festas com aglomerações.
Onde não vai ter carnaval 2022?
Algumas cidades brasileiras já se pronunciaram a respeito dos desfiles e festejos de rua, optando por seu cancelamento. Veja quais são elas abaixo:
- Brasília;
- Campo Grande (carnaval de rua);
- Cuiabá;
- Curitiba;
- Fortaleza;
- Foz do Iguaçu;
- João Pessoa;
- Maragogi;
- Ouro Preto;
- Olinda;
- Florianópolis;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo (carnaval de rua); e
- Salvador (carnaval de rua).
Onde a situação ainda não está definida?
Ainda há muitos destinos onde são realizadas grandes festas que não definiram se vão realizar ou cancelar as celebrações do carnaval 2022. São eles:
- Aracaju;
- Belo Horizonte;
- Goiânia;
- Macapá;
- Natal;
- Palmas;
- Recife;
- Vitória; e
- São Luís.
Até o momento, o estado de São Paulo contabilizou que 71 cidades paulistas disseram ‘não’ ao carnaval 2022. Os 29 municípios participantes da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais também decidiram não promover o carnaval.
Da mesma forma, o governo de Pernambuco chegou à soma de 70 cidades contra as festividades carnavalescas. Seguindo a mesma linha, o governador Rui Costa afirmou que não haverá carnaval na Bahia neste ano. O Comitê Científico do Nordeste já havia recomendado o cancelamento do ano novo e do carnaval em 2021.
Via: Agência Brasil, Pure People, BNC Amazonas, Exame, Mercado & Eventos e CUT.