Carro voador: a nova aposta da GOL para a aviação comercial
Carro voador? A GOL tem planos de iniciar as operações desses veículos em 2026. Mas não é o carro voador que circula no imaginário das pessoas. Trata-se de uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical chamada de eVTOL.
Essas aeronaves prometem revolucionar o espaço aéreo, principalmente no que diz respeito ao transporte de carga — mas também será possível transportar passageiros, é claro.
Operar um “carro voador” eVTOL é mais barato que operar um helicóptero, por isso, há um interesse crescente por esses veículos ao redor do mundo.
Além disso, a operação é menos prejudicial ao meio ambiente, dado que o veículo é elétrico e não há emissões de carbono. É também mais segura por ter um número maior de rotores, a parte giratória do helicóptero. Em caso de falha de um rotor, os outros conseguem manter o veículo no ar.
O nome “carro voador” vem da necessidade de ter um apelido com apelo popular para a comercialização e do design semelhante ao de um automóvel.
eVTOL VX4: o carro voador da GOL
O modelo de eVTOL da GOL é fabricado pela Vertical Aerospace e se chama VX4. Por ser um veículo elétrico, o voo é silencioso, bem diferente do helicóptero, e a distância percorrida por ele é menor.
Este “carro voador” deverá ser capaz de transportar o piloto e mais quatro passageiros em uma velocidade de até 325 KM/H. A GOL pretende utilizá-lo para fazer viagens de curta duração entre destinos nacionais próximos, tendo como ponto de partida a capital de São Paulo.
A futura frota deverá conter cerca de 250 aeronaves da Avalon, empresa irlandesa de arrendamento de aeronaves.
A etapa de testes do VX4 começou em 2022. No mês de setembro do ano passado, foi efetuada a primeira decolagem da aeronave, que ficou a 1,5 metros do chão. Para cada etapa do processo de testagem, foi determinada uma meta específica: 15 metros de altura, 1.500 metros de altura e 3.000 metros de altura.
O futuro é dos eVTOLs
A previsão da GOL para o início das operações dos eVTOL é somente para 2026. Após a fase de testagem, é preciso dar início ao processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Mas já em 2025, muitas companhias aéreas e empresas de aviação pretendem começar a operar essas aeronaves em grande escala para os mais diversos fins.
Na última segunda-feira (24), no entanto, a Guardian Agriculture, empresa norte-americana especializada em eVTOL para a agricultura sustentável, saiu na frente e conseguiu a primeira permissão de voo de um “carro voador”.
Sendo assim, a aeronave da empresa é a primeira a receber autorização para voar comercialmente nos Estados Unidos. Por enquanto, a empresa focará em eVTOL automatizados voltados para a pulverização aérea de defensivos agrícolas que ajudam no controle de pragas.
Via: UOL e AeroTime.