Cataratas do Iguaçu registra vazão de 9 milhões de litros por segundo!

 Foto: Nilmar Fernando/Urbia Cataratas.

Toda vez que as quedas d’água das Cataratas do Iguaçu ficam cheias, a bela paisagem natural do Parque Nacional Iguaçu fica ainda mais bonita. Nesta semana, a vazão subiu cinco vezes, atingindo a marca de 9 milhões de litros por segundo!

A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. Em 2022, foi registrada a segunda maior cheia em 25 anos, com 16 milhões de litros por segundo. Entretanto, o registro ainda esteve longe de bater o recorde de 2014, quando foi registrado um fluxo de 47 milhões de litros por segundo!

Ainda assim, a passarela de acesso à Garganta do Diabo do lado argentino precisou ser fechada. Sempre que o Rio Iguaçu enche, as grades tanto da passarela quanto do mirante são retiradas.

A medida segue um protocolo de segurança voltado para a preservação das estruturas da unidade de preservação. A passarela permanecerá fechada por tempo indeterminado.

Segundo dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel), o acumulado de chuva dos últimos três dias no médio e baixo Rio Iguaçu foi de 120 mm e 90 mm, respectivamente. Na região, estão situados os reservatórios das usinas de Segredo e Salto Caxias, antes das quedas da unidade de preservação.

Férias de julho nas Cataratas do Iguaçu

O horário de funcionamento no lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, está ampliado por conta das férias de julho. Até o dia 23 de julho, o parque funcionará das 08h às 16h.

Via: G1.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…