Céu de Abril terá superlua e chuva de meteoros; confira quando!
Fãs de astronomia, se preparem! O calendário astronômico deste mês está cheio de fenômenos bacanas.
O ponto de referência de observação de cada um deles é um observador situado em Brasília, portanto, a localização, hora e data do melhor dia para visualizar certos fenômenos pode mudar ligeiramente em outras partes do país.
Conjunção de planetas e astros
Já no dia 6 de abril, a Lua e o planeta Saturno ficarão mais próximos do céu, se tornando visíveis a partir das 1h48. O melhor horário para vê-los será por volta das 5 horas da manhã. Para ver a Lua, observe o horizonte ao leste, e para ver Saturno, se oriente para a esquerda.
No dia seguinte, 7 de abril, Júpiter estará mais perto do céu juntamente com a Lua. Observadores poderão vê-los a partir das 2h38, sendo que o melhor horário de observação também é às 5 horas da manhã. Ou seja, quem gosta de acompanhar os fenômenos do espaço precisa acordar cedo!
Chuva de meteoros
Entre os dias 1º e 22 de abril, acontece a chuva de meteoros Líridas. Ela leva esse nome em razão da constelação de Lira. O melhor momento para observá-la será cerca das 4h do dia 22 de abril, voltando o olhar na direção norte.
A lua cheia atrapalhará um pouco a visualização dos meteoros, por isso, não fique desanimado se não conseguir vê-los ou ver poucos. Em condições ideias de observação, com céu claro e longe das luzes da cidade, é estimado que 11 meteoros por hora sejam visíveis.
Superlua
No dia 26 de abril, haverá uma superlua. O pico da visualização será às 22h33, um horário mais prático para a observação. Quem tem uma câmera DSLR (semiprofissional ou profissional) terá a oportunidade de fazer belas fotografias da lua nesta data!
Via: Olhar Digital.