Um viajante decidiu testar se o ChatGPT poderia ajudá-lo a fazer um upgrade para a primeira classe em seu voo. O professor e especialista em inteligência artificial (IA), Miguel Lannes Fernandes, fez a solicitação assim que chegou ao aeroporto.
Primeira classe com o ChatGPT: é possível?
Ele fez o seguinte pedido ao ChatGPT: “Quero fazer o upgrade da minha passagem na TAP de Guarulhos para Lisboa para a primeira classe. Eu já voei várias vezes de TAP, mais do que dez vezes nos últimos 12 meses, mas eu não sei como posso convencer o pessoal que trabalha na TAP a liberar para mim. Me ajuda.”
Os chamados prompts para a ferramenta de inteligência artificial devem ser ricos em detalhes para que a resposta seja a mais útil possível para a situação do solicitante.
Veja, abaixo, qual foi a resposta do ChatGPT ao viajante.
- Utilize seu status de fidelidade no TAP Miles&GO.
- Verifique a disponibilidade para o upgrade com antecedência.
- Solicite o upgrade na hora do check-in (muitas vezes são disponibilizados no check-in ou embarque).
- Pergunte sobre as opções de upgrade.
- Use pontos ou milhas para fazer o upgrade.
- Explique os seus motivos (mencionar um motivo especial, como uma celebração, pode ajudar).
Será que funcionou?
Apesar de seguir algumas das dicas da IA, o professor Miguel Lannes Fernandes não conseguiu o upgrade para primeira classe. Mas, pelo menos, conseguiu um assento na classe premium economy!
Veja, abaixo, a história do viajante.
Como o ChatGPT pode ajudar com viagens?
As ferramentas de inteligência artificial podem ser úteis de muitas formas para os viajantes, mas não garantem acesso a serviços ofertados pelas companhias aéreas.
O que o ChatGPT pode fazer é aconselhar viajantes acerca de quais atitudes devem tomar para atingir os seus objetivos, visto que possui um vasto banco de dados com informações relevantes sobre empresas, turismo, datas comemorativas, viagens e mais.
Por exemplo, uma viajante solicitou, em 2023, ajuda do ChatGPT para montar uma eurotrip econômica com base em seus gostos, disponibilidade e orçamento.
No mesmo ano, um influenciador de Londres, na Inglaterra, contou com o auxílio do ChatGPT para montar um roteiro de um dia atualizado por pontos turísticos da cidade.