China facilitará emissão de vistos para estrangeiros, mas só para quem tomar vacinas chinesas contra a COVID-19

A China começará a facilitar a emissão de vistos para estrangeiros que tomaram uma das cinco vacinas chinesas contra a COVID-19. A notícia foi divulgada em um comunicado disseminado por algumas embaixadas chinesas na última segunda-feira (15).

O conteúdo surpreendeu autoridades de outras nações devido à inclusão de países que não estão utilizando de vacinas chinesas. De acordo com a Fortune, a atitude do governo chinês pode ser entendida como uma forma de incentivar a compra de vacinas chinesas contra a COVID-19.

Na última semana, o país lançou o seu passaporte digital. Nele, ficam contidas informações de vacinação do passageiro. Segundo o portal americano, “[…] a política de vistos provocou especulações de que a China está usando o passaporte de vacina como outro meio para promover vacinas chinesas”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, afirmou durante uma coletiva de imprensa que “nossa proposta de facilitar a viagem daqueles que foram vacinados com vacinas chinesas é feita depois de considerar minuciosamente a segurança e a eficácia das vacinas chinesas”.

A  nova política de vacinação amplia quem pode se qualificar para vistos, como viajantes de negócios e os parentes visitantes, e reduz a papelada para aqueles que já se qualificaram.

Atualmente, a China exige a apresentação de exame negativo de COVID-19 e quarentena obrigatória de 14 dias a qualquer pessoa que entre no país. Em algumas cidades grandes, também está sendo feito um teste anal para detectar o vírus em todos os viajantes estrangeiros.

Veja o comunicado na íntegra neste link.

Via: Fortune.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile