Chuva de meteoros e Lua Azul: confira os fenômenos astronômicos do mês de agosto!
O céu noturno de agosto proporcionará aos observadores espetáculos belíssimos. A chuva de meteoros Perseidas ocorrerá entre os dias nove e 13 de agosto, com pico previsto para o dia 12 de agosto.
É possível observar até 100 meteoros por hora sem necessidade de equipamento especial para acompanhar o fenômeno. Ainda assim, é recomendado se programar para assistir aos meteoros em um local sem iluminação, como em um campo afastado da cidade.
- Confira ainda: LATAM terá voos inéditos para Jericoacoara e outros destinos nordestinos no segundo semestre de 2021
Esses meteoros resultam de escombros do cometa Swift-Tuttle, que orbita ao redor do Sol uma vez a cada 133 anos! No mês de agosto, a Terra passa pelo campo onde se encontram esses escombros. Enquanto a chuva de meteoros Perseidas será visível neste mês, o cometa só poderá ser avistado em 2116.
Além disso, observadores do céu poderão encontrar o fenômeno da Luz Azul neste mês. A cada três anos, um mês possui duas luas cheias no período de 30 ou 31 dias. Isso acontece porque o ciclo lunar e o calendário não estão totalmente sincronizados. No dia 22 de agosto, será possível ver a segunda lua cheia.
Apesar do nome, a lua não possui coloração azul. O nome é usado somente para designar a repetição da lua cheia no mesmo mês. Este nome vem da expressão em inglês “once in a blue moon” que significa que algo acontece muito raramente.
Via: CNN Brasil.