A cidade de Málaga, na Espanha, precisou tomar uma medida inusitada para educar turistas que visitam o destino.
A prefeitura lançou uma campanha que consistia na distribuição de cartazes em pontos estratégicos, como pontos turísticos. Um deles dizia, em inglês e espanhol, “Vistam-se totalmente”.
As instruções continuavam, “Tanto nas ruas quanto em locais públicos, use sempre uma peça de roupa superior por respeito e higiene”.
Outro cartaz alertava para o uso de patinetes elétricos, que eram deixados nas calçadas após o uso e perturbavam o caminhar dos moradores. Há locais designados para retornar o patinete espalhados pela cidade.
Um terceiro cartaz trazia regras sobre cuidados com o ambiente da cidade, que frequentemente via lixo nas ruas e pequenas degradações em jardins e patrimônio público.
Por fim, uma última leva de cartazes chamava atenção para o barulho, pedindo que viajantes “não gritem, não cantem ou aumentem o volume da sua música”.
A campanha foi pensada, principalmente, para educar turistas britânicos, os quais visitam o destino aos montes desde a década de 70. Além de frases em inglês, os cartazes apresentam uma bandeira britânica.
Protestos contra o excesso de turismo
Moradores de Málaga protestaram, recentemente, contra o turismo excessivo no destino, a gentrificação dos bairros e o aumento dos custos de moradia em decorrência do uso de casas e apartamentos para hospedagem.
A insatisfação dos residentes com os turistas ocasionou outras medidas no passado.
Em 2023, a prefeitura implementou uma multa de 750 euros (cerca de R$ 4.670) para qualquer pessoa que fosse vista nas ruas ou em espaços públicos sem roupa, ou vestindo somente roupa íntima.
Apesar das tentativas de conter as multidões de turistas e, ainda, educá-los sobre como se comportar em seu período de férias, Málaga não viu grandes resultados.
Via: CNN Brasil.