Enquanto algumas cidades italianas tentam reduzir a quantidade de visitantes que chegam à cidade, outras atendem aos pedidos deles: Pienza, destino localizado na famosa região da Toscana, cessou as badaladas do relógio cívico da cidade após queixas de turistas.
Os viajantes reclamavam do barulho que o relógio fazia ao longo da noite, o qual resultava em noites mal dormidas. Ao receberem as reclamações, as autoridades locais alteraram os horários das badaladas do relógio. A decisão, no entanto, causou a insatisfação dos cidadãos.
Moradores afirmaram que o relógio não incomodava ninguém e que a decisão do prefeito de Pienza foi tomada sem consulta pública. Como cresceram ouvindo as badaladas do relógio, a ausência do som familiar causou estranheza e provocou a raiva de moradores.
- Confira ainda! Black Friday Azul 2023: o que esperar da promoção deste ano?
Já a administração da cidade afirmou que recebeu várias queixas de turistas e gestores de hotéis, para quem os hóspedes estrangeiros reclamavam do barulho. Agora, o relógio da torre da Piazza Papa Pio II somente irá badalar durante o dia, ficando em silêncio das 22h às 7h.
A torre do relógio é uma criação do arquiteto e escultor italiano Bernardo Rossellino (1409-1464), sendo considerada ‘uma joia do período renascentista’. Ela foi construída em homenagem ao Papa Pio II (1405-1464), conforme o nome indica.
Via: ANSA.