Cidade mineira recebe título de ‘capital nacional do rocambole’

Lagoa Dourada, em Minas Gerais, é oficialmente a capital do rocambole! O destino detém o título, reconhecido por lei federal, deste o dia 3 de agosto de 2023.

A produção de rocambole na cidade data de 1907. Trata-se de uma tradição que nasceu com uma família local descendente de libaneses. O doce, no entanto, vem da Europa Central, região composta por países como a Áustria, Alemanha e Suíça.

O casal, composto pelo libanês Miguel Youssef e a lagoense Dolores, começou a produzir e a vender o doce. Logo, vários sabores com a cara do Brasil começaram a surgir. Hoje, quando se pensa em rocambole em Minas Gerais, logo se chega ao nome da cidade de apenas 12 mil habitantes.

Igreja de Santo Antônio – Foto: Paulo JC Nogueira.

A Lagoa Dourada é formada por construções históricas, como a Igreja de Santo Antônio e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, largas fazendas cuja origem remonta ao século XVIII e XIX e muitos lugares para experimentar as receitas de rocambole tradicionais do destino!

Por conta da cultura fazendeira, o turismo rural é forte no destino. Viajantes podem encontrar iguarias rurais deliciosas e frescas, além de restaurantes que servem os melhores almoços caseiros, ao embarcarem na rota rural de Lagoa Dourada.

O destino fica a cerca de 150 quilômetros de Belo Horizonte, o que equivale a uma viagem de aproximadamente 2h20 de carro. Sendo assim, dá para visitar a cidadezinha para degustar de um delicioso rocambole até mesmo uma rápida viagem ao interior.

Via: Ministério do Turismo.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…