Cidade mineira recebe título de ‘capital nacional do rocambole’
Lagoa Dourada, em Minas Gerais, é oficialmente a capital do rocambole! O destino detém o título, reconhecido por lei federal, deste o dia 3 de agosto de 2023.
A produção de rocambole na cidade data de 1907. Trata-se de uma tradição que nasceu com uma família local descendente de libaneses. O doce, no entanto, vem da Europa Central, região composta por países como a Áustria, Alemanha e Suíça.
O casal, composto pelo libanês Miguel Youssef e a lagoense Dolores, começou a produzir e a vender o doce. Logo, vários sabores com a cara do Brasil começaram a surgir. Hoje, quando se pensa em rocambole em Minas Gerais, logo se chega ao nome da cidade de apenas 12 mil habitantes.
A Lagoa Dourada é formada por construções históricas, como a Igreja de Santo Antônio e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, largas fazendas cuja origem remonta ao século XVIII e XIX e muitos lugares para experimentar as receitas de rocambole tradicionais do destino!
Por conta da cultura fazendeira, o turismo rural é forte no destino. Viajantes podem encontrar iguarias rurais deliciosas e frescas, além de restaurantes que servem os melhores almoços caseiros, ao embarcarem na rota rural de Lagoa Dourada.
O destino fica a cerca de 150 quilômetros de Belo Horizonte, o que equivale a uma viagem de aproximadamente 2h20 de carro. Sendo assim, dá para visitar a cidadezinha para degustar de um delicioso rocambole até mesmo uma rápida viagem ao interior.
Via: Ministério do Turismo.