9 cidades do Sul para ver neve no Brasil

Sempre que há previsão de neve na região Sul do país muitas pessoas se planejam para presenciar o fenômeno com os próprios olhos. Como é incomum nevar no Brasil, as previsões do tempo que estimam a possibilidade de neve são recebidas com muita expectativa.

Você sabia que algumas cidades catarinenses, gaúchas e paranaenses são consideradas pontos de encontro de quem quer ver neve no Brasil? Embora seja difícil pontuar exatamente quando a neve irá cair sob o solo brasileiro, é possível ficar de olho nesses locais e nas previsões do tempo durante o inverno a cada ano.

9 cidades no Brasil para ver neve

1.   Urubici (SC)

Situada entre as montanhas, Urubici é considerada uma das cidades mais frias do país e símbolo da neve no Brasil. Em 1996, registrou a temperatura mais baixa do país: -17,8ºC. Já na atualidade, os termômetros podem chegar a registrar -8ºC nos dias mais frios do inverno. Por isso, é tradicional se aquecer com chimarrão na região.

2.   São José dos Ausentes (RS)

Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Ausentes.

A neve já mudou a paisagem de São José dos Ausentes diversas vezes. Em 2013, o acúmulo de neve chegou a 30 cm, cancelando aulas e compromissos. Quase todos os anos é possível ver neve na cidade, além de muitas ocorrências de geada. É o destino certeiro para quem quer experimentar a neve no Brasil!

3.   Palmas (PR)

A única cidade do Paraná da lista, Palmas costuma registrar temperaturas baixíssimas entre junho e julho. Geralmente, moradores e turistas podem esperar, pelo menos, um dia de neve a cada inverno. Em 1975, os termômetros marcaram a mínima mais baixa da história da cidade: -11,5ºC.

4.   Caxias do Sul (RS)

Foto: tetraktys via Wikipédia.

A neve em Caxias do Sul é considerada um fenômeno raro. A menor temperatura já registrada na cidade foi de -6,9ºC em 1918, ou seja, faz muito tempo que o destino não vê os termômetros baixarem tanto. Ainda assim, é possível que precipitações de neve aconteçam! Neste ano, por exemplo, nevou em Caxias do Sul na manhã de 29 de junho.

5.   Cambará do Sul (RS)

Cambará do Sul faz divisa com Urubici e outras cidades catarinenses conhecidas por suas temperaturas baixas. O fenômeno da neve costuma acontecer com frequência durante o inverno. A menor temperatura já registrada na cidade foi de -7,2ºC em 2000. Muito frio!

6.   São Joaquim (SC)

Foto: Arthur Puls via Wikipédia.

Também considerada uma das cidades mais frias do país, São Joaquim têm precipitações em forma de neve com frequência durante o inverno. Em 2013, nevou durante 12 dias seguidos na cidade, criando um cenário não visto desde o inverno de 1990. A cidade também já registrou neve em outras estações, como no outono (em abril) e na primavera (em outubro).

7.   Bom Jardim da Serra (SC)

Bom Jardim da Serra costuma ser tão fria que geadas são abundantes ao longo do ano, não apenas entre os meses mais frios. Sendo assim, há grandes possibilidades de ver neve na cidade! A menor mínima já registrada até o momento foi de -9,2ºC em 2012.

  • Veja também! Pacotes CVC 2022: promoção tem viagens nacionais e internacionais com preços incríveis

8.   Urupema (SC)

Foto: Eduarda Demeneck/NSC Tv.

Devido à sua posição geográfica e altitude, Urupema pode registrar temperaturas abaixo dos -10ºC. É comum que haja ocorrência de neve por cerca de 3 a 5 dias por ano. Todavia, a neve cai em pouca quantidade e rapidamente descongela com o aumento da temperatura ao longo dia. Portanto, o melhor horário para fazer fotos e vídeos da neve em Urupema é de madrugada e de manhã.

9.   Gramado (RS)

Por fim, Gramado, um dos destinos turísticos mais populares da Serra Gaúcha, também já recebeu neve no inverno. O registro mais recente aconteceu neste mesmo ano, no dia 29 de junho. Todavia, a queda da neve não é tão comum na cidade quanto em outros destinos gaúchos.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Sair da versão mobile