Comida de rua brasileira está entre as 100 melhores do mundo; confira qual é!

O TasteAtlas, plataforma de resenhas gastronômicas e muito mais, revelou as ‘100 Melhores Comidas de Rua do Mundo’ e tem prato brasileiro na lista!

É praticamente uma verdade universal – pelo menos, entre os brasileiros! – que o Brasil tem várias delícias de rua, não é mesmo? Cada região tem os seus favoritos e cada qual é delicioso e merece ser degustado em uma viagem ao destino.

Entre 100 comidas de rua, oriundas de várias nações ao redor do globo, a receita brasileira conquistou o TOP 30. Já imagina qual pode ser a seleção do TasteAtlas?

Coxinha: uma das 100 melhores comidas de rua do mundo

Uma das comidas de rua favoritas do Brasil, segundo a plataforma gastronômica, é a coxinha! A invenção desse lanche que agrada o paladar da maioria dos brasileiros é atribuída ao estado de São Paulo pelo TasteAtlas, mas até hoje há muito debate sobre o local exato da sua criação, com várias pessoas tentando tomar a origem da coxinha para si.

Bom, o que muitos estudiosos dizem é que a coxinha foi criada na Grande São Paulo como um lanche rápido e prático, vendido em lanchonetes e nas portas de fábricas durante o período da industrialização. Ele se tornou tão popular que começou a fazer aparições nos empreendimentos do Rio de Janeiro e do estado do Paraná.

Hoje, é muito fácil encontrar locais que vendem coxinhas em todos os estados brasileiros! O TasteAtlas faz algumas recomendações de onde encontrar esse lanche saboroso.

Os primeiros três colocados são: a Padaria Brasileira, em Santo André; a Coxinharia Prime Taste, em São Paulo; e o 12 Burguer & Bistro, em São Paulo.

As cinco melhores comidas de rua do mundo

O TOP 5 da plataforma do TasteAtlas reúne comidas de ruas de origens diversas. Confira, abaixo, quais são elas!

Pastel de Belém

Foto: https://www.flickr.com/photos/claveirole/5631879324/.

Encontrado em: Belém, Portugal.
Adendo: O primeiro lugar é um tanto controverso, pois se trata da mesma receita do segundo lugar. A diferença é que o Pastel de Belém somente podem ser produzido pela Fábrica Pastéis de Belém. Já em outros empreendimentos, é chamado de Pastel de Natal.

Pastel de Nata

Encontrado em: Lisboa, Portugal.
Feito com: farinha, açúcar, leite, manteiga, canela, ovos e sal.
Origem: produzido por clérigos católicos em Santa Maria de Belém, distrito de Lisboa, para consumo dentro da igreja e, posteriormente, se tornou um produto comercial de sucesso.

Guotie

Encontrado em: China.
Feito com: porco, camarão, farinha, óleo de gergelim, cebolinha, gengibre e vinho de arroz.
Origem: prima da guioza, a primeira menção desse ‘pastelzinho’ de carne feito à vapor ou frito é na Dinastia Song, entre 960 a 1279 a.C! Hoje, é um delicioso lanchinho de rua que também pode ser encontrado em restaurantes, lanchonetes e bares.

Roti canai

Encontrado em: Malásia, Tailândia, Indonésia, Singapura e Brunei.
Feito com: farinha, ovos e ghee, um tipo de manteiga com origem no Sul da Ásia.
Origem: semelhante ao pão indiano, o roti canai foi criado por trabalhadores indianos durante o período colonial da Malásia, onde a Inglaterra controlava o país. Embora seja bem parecido com o prato origem, esses trabalhadores adicionaram sabores locais para criar o roti canai.

Tacos

Encontrado em: Belém, Portugal.
Feito com: tortilla, carne de boi ou porco ou frango, camarão, peixe, óleo e alho.
Origem: inventado por Monteczuma, o quinto imperador asteca, que reinou entre 1398 e 1469 d.C. Na época, eles usavam as tortillas de milho como colher para consumir o recheio do Taco. Depois, os trabalhadores do campo passaram a comê-lo em abundância por se tratar de um lanche fácil e rápido de fazer.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…

Sair da versão mobile