Como comprar as passagens de 200 reais do Voa Brasil

Avião e bandeira do Brasil

O Programa Voa Brasil, do governo Lula, vai disponibilizar passagens aéreas a 200 reais para uma parcela dos viajantes brasileiros. Previsto para iniciar em agosto de 2023, o programa tem como objetivo democratizar o acesso às viagens aéreas e, ainda, movimentar a economia.

Voa Brasil: quem tem direito?

O programa de passagens aéreas possui um público-alvo específico: estudantes do FIES, pensionistas e aposentados do INSS e servidores públicos com salários até R$ 6,8 mil. Beneficiários também precisam ter ficado 12 meses sem ter voado para ter direito às passagens promocionais.

Como comprar as passagens de 200 reais do Voa Brasil?

Cada trecho terá o valor de 200 reais, ou seja, uma viagem de ida e volta custará, no total, 400 reais. Elas estarão disponíveis em um app ainda a ser lançado pelo governo federal. O cadastro no programa também será feito por meio do aplicativo, utilizando o CPF do viajante.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, as passagens aéreas disponíveis aparecerão listadas no aplicativo. Os voos serão operados pelas três principais companhias aéreas do Brasil — GOL, LATAM e Azul — que concordaram em participar da iniciativa pública.

Pode ser que, em um determinado período, não tenham muitas opções disponíveis para o destino selecionado. Isso porque as passagens de R$ 200 visam preencher os assentos vazios nas aeronaves nos meses fora da alta temporada de verão, de novembro a janeiro, e de inverno, de junho a agosto.

A data de lançamento do programa deve ser divulgada ainda em julho ou no começo de agosto pelo governo federal. Para o futuro, um programa de hospedagens a preços reduzidos, o Viaje Mais, também está sendo planejado pelo Ministério do Turismo.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Sair da versão mobile