Companhia aérea com voos para o Brasil sofre ataque cibernético e dados de passageiros vazam

Avião por dentro laranja

A companhia aérea espanhola, Air Europa, sofreu um ataque cibernético na terça-feira (10).

Segundo a companhia aérea, ele teria sido conduzido por um hacker que acessou o sistema de pagamentos online. A situação, no entanto, foi controlada em poucas horas pelos profissionais de tecnologia da empresa.

Ainda assim, os dados dos cartões de crédito de alguns viajantes foram expostos por conta da invasão ao sistema. Os dados extraídos pelo hacker são apenas dos cartões e não dos viajantes.

Todos os clientes da companhia aérea já foram contatados e colocados a parte da situação. As instituições financeiras também foram notificadas do ocorrido.

A quantidade de passageiros afetados não foi divulgada pela Air Europa. De todo modo, a recomendação da cia é cancelar o cartão de crédito usado na sua plataforma ou aplicativo para efetuar pagamentos.

A recomendação visa reduzir os possíveis prejuízos que os passageiros tenham em decorrência do ataque do hacker. Em e-mail enviado aos viajantes, a cia também fez outras recomendações para garantir a segurança dos dados e se colocou à disposição dos clientes afetados para orientá-los ou auxiliá-los da forma como desejarem.

A Air Europa tem voos para o Brasil. Por isso, quem já viajou com a aérea é aconselhado a seguir as orientações do e-mail enviado. Em caso de esclarecimentos de dúvidas em relação a esse problema, viajantes podem enviar um e-mail para o endereço: delegadopd@aireuropa.com.

Via: O Globo.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile