Companhia aérea encomenda 470 aeronaves, o maior pedido da história!

Air India
Foto: Divulgação.

A Air India, uma das principais companhias aéreas da Índia, pretende expandir as viagens aéreas no continente asiático. Para isso, a cia fez o maior pedido de aeronaves de passageiros da história!

Foram 470 aviões encomendados da Airbus e da Boeing, quebrando o recorde previamente estabelecido pela American Airlines, uma das principais companhias aéreas dos EUA. Em 2011, a cia norte-americana fez o pedido de 460 aeronaves da Airbus e da Boeing.

A IndiGo, outra companhia aérea indiana rival da Air India, em 2017, também fez um pedido grande, mas não tão numeroso quanto o da American Airlines. Na ocasião, foi feito o pedido de 420 aviões.

Por que tantas aeronaves?

A intenção da Air India é expandir a sua cobertura na Ásia, apostando em aviões de médio e longo alcance. Segundo o líder do grupo Tata, proprietário da cia desde janeiro de 2022, N. Chandrasekaran, afirmou que o principal objetivo da companhia aérea é se tornar uma “empresa de classe mundial” e conectar a Índia aos maiores destinos do mundo.

Nos próximos cinco anos, a cia pretende alcançar 30% da participação do mercado interno da Índia e abrir várias rotas internacionais em todo o continente asiático.

Atualmente, a Air India opera com uma frota aérea de 115 aeronaves. O pedido de 470 aeronaves configura um aumento de 400% no número de aviões da cia. Não se sabe quando as aeronaves começarão a ser enviadas para a empresa, mas a Airbus garantiu que a entrega começará este ano. Os primeiros a ser enviados à Air India serão os modelos A350s.

“O pedido compreende 470 aeronaves firmes, 370 opções e direitos de compra a serem adquiridos da Airbus e da Boeing na próxima década. O pedido firme da Airbus compreende 210 A320/321Neo/XLR e 40 A350-900/1000”, afirmou o diretor comercial e de transformação da companhia aérea (CCTO), Nipun Aggarwal.

Via: India Today.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Sair da versão mobile