Companhias aéreas dos Emirados Árabes serão as primeiras a testar passaporte digital da IATA
Duas companhias aéreas dos Emirados Árabes, Ethihad e Emirates, se tornarão as primeiras a testar o passaporte digital da Associação Internacional de Transporte Aérea (IATA, em inglês), o Travel Pass.
O aplicativo ajudará viajantes a assegurar que o resultado do seu teste de COVID-19 e/ou vacina contra a COVID-19 respeitem os requerimentos do destino para onde pretendem viajar.
A Emirates e a Etihad tomaram à frente dos testes para verificar o funcionamento do app da IATA. Ambas as companhias aéreas irão dar início a fase experimental do Travel Pass nas próximas semanas.
Para a Etihad, o aplicativo será oferecido para passageiros de voos selecionados de Abu Dhabi já no primeiro semestre.
Já a Emirates irá implementar a “fase 1” dos testes com o aplicativo em Dubai. Durante essa fase, a qual foi definida pela própria companhia aérea e não a IATA, os passageiros poderão validar os seus testes de COVID-19 antes do embarque.
Eles poderão enviar o resultado do teste à Emirates mesmo antes de chegar ao aeroporto. É esperado que as ações de teste comecem em abril.
O que é o Travel Pass?
Desenvolvido pela IATA, o Travel Pass é um passaporte digital que pode ser carregado no smartphone de passageiros.
No aplicativo, será possível guardar o resultado do teste da COVID-19 e o comprovante de vacinação. No embarque ou desembarque, o passageiro poderá compartilhar os dados de uma maneira totalmente sem contato físico.
Além disso, os viajantes poderão encontrar informações sobre os requerimentos de entrada para os países durante e após a pandemia de coronavírus. No futuro, o aplicativo também será usado para guardar informações de outras vacinas que são obrigatórias para viagens internacionais, como a da Febre Amarela.
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site oficial da IATA.
Via: Simple Flying.