Concurso de curtas e crédito facilitado para pacotes de viagem devem movimentar turismo, segundo Embratur
O turismo brasileiro hoje representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB), alcançando números extraordinários de movimentação de passageiros nacionais e visitas estrangeiras neste ano. O país ultrapassou em 110% os índices de turismo de todo o ano de 2022 somente no mês de agosto!
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Brasil possui capacidade para se equiparar a nações europeias. Os segmentos de turismo de Portugal e Espanha correspondem a 18% e 14% do PIB, respectivamente. A Espanha, aliás, frequentemente se encontra no topo de rankings de países mais visitados do mundo.
“Estamos tendo recorde de arrecadação com turismo internacional, melhor resultado dos últimos 25 anos. Agora, é preciso fazer com que essa engrenagem do turismo, que vai da rede hoteleira ao bar e ao restaurante, funcione bem para que o país seja mais competitivo em relação ao turismo internacional”, contou o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.
Para isso, uma série de iniciativas estão em fase de planejamento e outras já foram lançadas pelo Ministério do Turismo e órgãos e empresas parceiras. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Realiza”, programa desenvolvido em conjunto com o Banco do Brasil.
O projeto trará crédito facilitado, em condições especiais, na compra de pacotes de viagem e outros serviços turísticos. O pagamento dos pacotes poderá ser parcelado em até 60 vezes, com taxas de juros especiais. Mais detalhes sobre o funcionamento do programa devem ser divulgados em breve.
Outra ideia que está no forno é um concurso de audiovisual e turismo, inspirado em iniciativas semelhantes desenvolvidas em outros países, como a Nova Zelândia. O concurso consistirá em um edital para a produção de cinco curtas-metragens envolvendo um destino brasileiro, segundo o presidente da Embratur. Detalhes sobre o funcionamento ainda não foram divulgados.
Via: Agência Brasil.