Adoecer durante uma viagem é uma experiência péssima, principalmente quando ela estava planejada há muuuito tempo. Infelizmente, não é possível prever nem completamente evitar contrair uma doença, uma gripe ou um desconforto físico em decorrência do contato com um ambiente novo.
A Forbes fez uma relação de destinos europeus onde viajantes possuem mais probabilidade de ficar doente. Muitos deles estão no radar de viajantes brasileiros. Os dados foram coletados de depoimentos deixados por viajantes plataformas de viagem, como TripAdvisor e Booking.
Confira os destinos abaixo.
1. Benidorm (Espanha)
Benidorm é um destino de praia espanhol com muitos arranha-céus circundando a orla. A paisagem é, na verdade, muito semelhante às encontradas no Brasil. Sendo assim, talvez não seja o destino mais atraente para turistas brasileiros.
Das 52 mil postagens sobre viagens ao destino analisadas pela Forbes, 4,5% continham reclamações de intoxicação alimentar e outros desconfortos estomacais.
2. Londres (Reino Unido)
Já Londres, no Reino Unido, é uma metrópole que ocupa espaço na lista de desejos de viagem de muitos brasileiros. A capital, a qual passa a maior parte do ano debaixo de chuva e um céu cinzento, tem muitos atrativos históricos que despertam a curiosidade de turistas.
Dos 150 mil posts analisados na pesquisa, cerca de 4.200 falavam sobre algum tipo de desconforto físico, como gripe e dor de estômago.
á
3. Sunny Beach (Bulgaria)
Sunny Beach, no Mar Negro, é um destino de férias de verão bem popular da Bulgaria. Com uma faixa de areia de cinco quilômetros de largura, acomoda resorts e hotéis à beira-mar, além de ter muito espaço para banhistas fincarem os seus guarda-sóis.
Quase 3% das avaliações feitas sobre o destino falavam sobre alguma doença inesperada ao chegar à Sunny Beach. Para viajar ao local, é recomendado tomar as vacinas de hepatite A e B, difteria e antitetânica.
4. Paris (França)
Outro destino que costuma atrair o interesse de turistas do Brasil é Paris, a capital da França. Ele configura o 4º lugar do ranking desenvolvido pela Forbes, com mais de 4.100 posts encontrados sobre doenças adquiridas ao viajar ao local.
Há muitas recomendações de vacinas para viajar à Cidade de Luzes, tais como contra hepatite A e B, raiva, rubéola, tétano, entre outras. Ao decidir viajar ao destino, é ideal conferir as recomendações de cuidados com a saúde.
5. Tenerife (Espanha)
Tenerife é a maior ilha do arquipélago de Canárias, pertencente à Espanha. O destino paradisíaco recebe turistas o ano inteiro, principalmente na alta temporada de verão. Foram encontrados cerca de 1.700 postagens com queixas de mal-estar ao visitar o destino. Sendo assim, Tenerife ocupa o 5º lugar da lista.
Os destinos europeus nos quais as pessoas mais ficam doentes
O TOP de destinos europeus onde viajantes possuem mais probabilidade de ficarem doentes ou contraírem algum tipo de mal-estar inclui:
- Benidorm (Espanha)
- Londres (Reino Unido)
- Sunny Beach (Bulgária)
- Paris (França)
- Tenerife (Espanha)
- Menorca (Espanha)
- Majorca (Espanha)
- Roma (Itália)
- Zante (Grécia)
- Mykonos (Grécia)
As doenças contraídas nos destinos europeus são mais desconfortos passageiros do que patologias graves. Dores de estômago, resfriados, alergias, intoxicação alimentar e, em alguns casos, febre são muito comuns, dado que o viajante está em contato com um clima e uma alimentação diferente do que está acostumado.
Em casos de suspeita de doenças mais graves, como conjuntivite ou pneumonia, viajantes que possuem seguro viagem podem acioná-lo. Já quem não possui um pode visitar o pronto-socorro de um hospital local para atendimento, ou até mesmo ligar para a imigração do país para saber como proceder.
Para saber mais detalhes sobre a pesquisa, acesse ESTE link.