Confira quais são as bibliotecas mais bonitas do mundo!
Visitar uma biblioteca durante as suas férias pode não ser uma prioridade, mas saiba que existem muitas bibliotecas ao redor do mundo que são verdadeiros tesouros.
Muitas parecem ter saído direto de histórias de fantasia enquanto outras preservam os detalhes da arquitetura medieval ou barroca até hoje. Conhecê-las, então, é uma verdadeira aula de história, arquitetura e cultura.
O Catraca Livre, em conjunto com a Civitatis, compilou as bibliotecas mais bonitas do mundo em uma lista. Ao conhecê-las, abaixo, você certamente terá vontade de conhecê-las.
Real Gabinete Português de Leitura
No Rio de Janeiro, sem dúvidas, está uma das bibliotecas públicas mais bonitas do mundo: o Real Gabinete Português de Leitura. Ela foi construída em 1983, mas só se tornou aberta para o público em 1990. A arquitetura sofisticada e colorida do local é um dos exemplares do estilo neomanuelino, a qual une elementos góticos e renascentistas.
Hoje, o Real Gabinete Português de Leitura conta com um vasto acervo, centro de estudos e espaço para eventos. O atrativo turístico está aberto para visitação em dias úteis, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
- Confira ainda! Réveillon Em Alto Mar 2024: todos os detalhes sobre as festas, shows, ingressos e mais!
Biblioteca do Mosteiro de Admont
Situada no Mosteiro de Admont, na Áustria, esta majestosa biblioteca reúne um acervo de mais de 200 mil obras literárias. Somente 45 pessoas podem entrar no local por vez e, para emprestar livros, é preciso fazer uma solicitação prévia.
Considerada a maior biblioteca localizada em mosteiro, possui 70 metros de comprimento e 14 metros de largura. A sua inauguração aconteceu em 1776, mas passou por uma reconstrução após um incêndio.
Biblioteca da Trinity College
A Biblioteca da Trinity College fica em Dublin, na Irlanda, é a biblioteca usada como cenário para três filmes da franquia Harry Potter. Para fãs da série de livros, ou para quem já assistiu os filmes, é fácil notar a semelhança com a biblioteca dos filmes.
A biblioteca, chamada de Old Library, fica no campus da Trinity College, a primeira universidade da Irlanda. Sendo assim, visitantes podem conhecer tanto as dependências da biblioteca quanto o belo campus da universidade de uma vez só.
Biblioteca Nacional da Áustria
A Biblioteca Nacional Austríaca, situada em Viena, é a maior do país. Ela possui um impressionante acervo de 12 milhões de itens, desde livros, pergaminhos e manuscritos. Construída em 1368, passou por várias extensões e reformas ao longo dos séculos para agradar monarcas até chegar à estrutura de hoje.
Biblioteca George Peabody
A Biblioteca George Peabody, na cidade de Baltimore, é belíssima! Com cinco andares de balcões ornamentais, com longas fileiras de livros, que se estendem até uma claraboia. Sendo assim, a biblioteca é inundada por uma agradável luz natural.
Ela foi fundada em 1857 pelo Peabody Institute. Atualmente, conta com mais de 300 mil obras e espaço para realização de eventos. Até casamentos já foram feitos no local, tendo a arquitetura da biblioteca como cenário.
Biblioteca Palafoxiana
Esta biblioteca mexicana está localizado no centro histórico da cidade de Puebla, no estado de mesmo nome. A Biblioteca Palafoxiana foi fundada em 1646 e é a primeira e mais antiga biblioteca pública das Américas, segundo a UNESCO. O acervo da biblioteca é formado por mais de 45 mil livros.
Após uma série de terremotos, parte da biblioteca ficou destruída e precisou passar por reconstruções em 2001. Então, nem todas as áreas são originais. Para conhecer a história do atrativo, visitantes podem fazer um tour guiado pelo local.