Conflito entre Rússia e Ucrânia deve encarecer o valor das passagens aéreas

A invasão da Ucrânia pela Rússia, a qual teve início na madrugada de quinta-feira (24), vai impactar os custos das passagens aéreas, segundo o presidente da LATAM, Jerome Cadier.

O impacto, na verdade, deve acontecer em três segmentos do campo da aviação. O preço do combustível e o câmbio compõem o primeiro, e já se pode perceber alterações no mercado. Na quinta-feira, os valores do petróleo chegaram à marca de US$ 100 (R$ 515).

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês), esse valor demonstra um aumento de 4% em relação ao mês passado e de 57% em relação ao mesmo período do ano passado. Os viajantes sentirão o encarecer dos valores do combustível nas passagens aéreas. Ainda é muito cedo para dizer, contudo, o quanto exatamente a invasão da Rússia na Ucrânia vai influenciar os preços do combustível.

Outro fator a sofrer influência devido ao conflito é o câmbio e, consequentemente, os investimentos. Também foi registrada uma alta do dólar após os ataques da Rússia. Sendo assim, os investidores devem buscar segurança em países desenvolvidos, o que dificulta o acesso das companhias aéreas brasileiras ao mercado de capitais.

O último fator do segmento são a alta no preço e a disponibilidade de commodities relevantes para a indústria, como o titânio. Assim, o preço dos aviões pode encarecer.

Via: Market Watch e O Globo.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…

Sair da versão mobile