Congelante! Onda de frio intenso deve atingir região Sul do Brasil neste fim de semana

neve na paulista

O Sul será impactado por uma onda de frio neste fim de semana. Segundo o MetSul, a região terá “temperaturas que ainda não experimentou neste ano”. As mínimas devem ficar 10°C ou menos, registros considerados abaixo das médias históricas de junho e julho.

Muitas cidades sulistas deverão ser atingidas por geadas, as quais representam riscos de perdas ou danos para a agricultura local. Em áreas de relevo, a geada deve ser mais intensa, originando “agulhas de gelo”, caracterizadas por filamentos de gelo sobre o solo.

Onda de frio na região Sul para o fim de semana

As temperaturas começarão a cair no sábado (29), mas as madrugadas mais frias serão no domingo (30) e na segunda-feira (1º). As regiões mais afetadas pelo frio intenso serão Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com o MetSul, as seguintes localidades devem aguardar temperaturas negativas durante as madrugadas de domingo e segunda:

  • Aparados da Serra (cidades de Cambará do Sul e São José dos Ausentes no RS): entre -2ºC e -5ºC.
  • Serra Gaúcha (cidades de Gramado, Canela, Garibaldi, Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Nova Prata, Carlos Barbosa, entre outras): entre -3ºC e 0ºC.
  • Porto Alegre (RS): entre 2ºC a 4ºC.
  • Planalto Sul (cidades de Bocaína do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Cerro Negro, Lages, Painel, Ponte Alta do Sul, Ponte Alta do Norte, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, Urupema, entre outras): entre -5ºC e -7ºC.
  • Planalto de Palmas (PR): entre -2ºC e 0ºC.

A madrugada de terça ainda deverá registrar temperaturas negativas, com mínimas próximas a 0ºC em muitas cidades. Entretanto, as localidades afetadas deverão ser menores em relação às madrugadas dos dias anteriores.

Origem da onda de frio na região Sul

A culpada da onda de frio será uma massa de ar gelado com origem da Antártida. As temperaturas baixas já são uma realidade na Patagônia argentina, que registrou mínimas entre -10ºC e -20ºC pelo décimo dia consecutivo.

A cidade chilena de Punta Arenas, na Patagônia chilena, também vem enfrentando frio extremo com mínimas de -14ºC, uma marca histórica para a região. A última vez que Punta Arenas viu um frio tão intenso foi em 1992, quando os termômetros registraram -18ºC.

Em regiões que ventam muito, a percepção de frio deverá ser ainda maior. Por isso, é recomendado que moradores da região Sul se agasalhem bem neste fim de semana!

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…