Conheça as cidades que levam o título de ‘capitais nacionais da gastronomia’
Algumas cidades brasileiras são reconhecidas pelo governo federal por suas produções gastronômicas, as quais incluem desde quitutes e bebidas até doces e frutas. Elas recebem o título de ‘capitais nacionais’.
Essas cidades são excelentes opções de destinos turísticos não apenas para quem é adepto do turismo gastronômico, mas, sim, todos os tipos de viajantes. Isso porque elas oferecem outras atrações turísticas para manter os turistas ocupados durante a sua estadia.
Para quem gosta de frutas, vale visitar São Joaquim, em Santa Catarina, um destino que quase todo ano tem os seus 15 minutos de fama em razão da neve que cobre os seus campos nos dias mais frios do inverno.
O local é a Capital Nacional da Maçã. Durante o verão, viajantes podem passear pelos vastos pomares e colher maçãs diretamente do pé. Da mesma forma, podem experimentar ou adquirir diversos produtos a base da fruta.
Atibaia, em São Paulo, é a Capital Nacional do Morango. Fazendas da região permitem que visitantes colham frutos fresquinhos em uma área destinada à visitação, ou comprem produtos caseiros produzidos com morango.
Um dos principais eventos do destino é a Festa de Flores e Morango! A 41ª edição do festival acontece entre os dias 1º e 24 de setembro de 2023. Como o morango é um dos protagonistas do evento, são feitas diversas sobremesas e receitas com a fruta.
Cerro Azul, no Paraná, lidera a produção da tangerina ponkan no país. Sendo assim, a cidadezinha de 17 mil habitantes recebeu o título de Capital Nacional da Ponkan. Lá, também é realizada uma festa para celebrar a fruta e oferecer produtos rurais deliciosos: a Festa da Ponkan.
A Capital Nacional do Chocolate Artesanal é um destino bastante conhecido: Gramado, no Rio Grande do Sul. O título não desperta surpresa, dado que muitos já associam o destino gaúcho à produção de chocolate.
Tem chocolate quente e fondue de chocolate para aquecer no inverno, chocolate em barra, chocolate em pó, bombons dos mais diversos tipos e gostos, entre muitas outras encarnações do chocolate. Em viagem ao destino, vale visitar o Parque Mundo do Chocolate para uma tarde de degustação de delícias.
Por fim, quem gosta de bebidas alcoólicas possui duas opções bacanas para incluir no itinerário de viagem: Blumenau, em Santa Catarina, conhecida como a Capital Nacional da Cerveja e, não coincidentemente, onde acontece a maior Oktoberfest do país todo o mês de outubro; e Salinas, em Minas Gerais, que detém o título de Capital Nacional da Cachaça.
Via: Ministério do Turismo.