Planejamento, informação e organização. Esses são alguns dos princípios que qualquer pessoa com o sonho de morar fora precisa seguir.
Antes de colocar os pés no país desejado, é preciso saber, pelo menos, qual é o custo de vida do local, quais as vagas de trabalho disponíveis e como consegui-las e, ainda, a papelada requerida pelas autoridades imigratórios do país. O processo é longo e complexo, embora não seja complicado.
Ainda assim, ter alguém para esclarecer dúvidas facilita muito o planejamento para a mudança ao exterior. Por essa razão, quem tem interesse morar no Canadá não pode perder as sessões de tira-dúvidas do setor de imigração do Consulado Geral do Canadá, em São Paulo!
O público-alvo das rodadas de esclarecimento de dúvidas são profissionais qualificados, ou seja, que já possuem uma formação e certo entendimento dos idiomas oficiais do Canadá: inglês ou francês.
As sessões de esclarecimento de dúvidas sobre imigração serão efetuadas online nos dias 30 e 31 de agosto, das 12h às 13h. Interessados têm até a próxima segunda-feira (28) para se inscrever gratuitamente nas sessões. No dia 30, a conversa será em inglês e, no dia 31, em francês.
Express Entry/Entrée Express
O programa de Entrada Expressa do Canadá tem como objetivo facilitar o processamento de aplicações de candidatos qualificados para se tornarem residentes do país. Introduzido em 2015, o sistema visa atrair estrangeiros altamente qualificados para contribuir com a economia canadense.
Por “trabalhadores qualificados” entendem-se profissionais graduados, com cursos profissionalizados ou com vasta experiência na sua área de formação, independentemente do segmento.
Caso dê tudo certo com o processo, viajantes receberão uma confirmação de residência permanente das autoridades canadenses. É possível verificar a lista de profissionais requeridos no Canadá no site da imigração do governo canadense.