COVID-19: como garantir o seu voo em caso de infecção pelo vírus

As companhias aéreas flexibilizaram as suas normas de cancelamento e de remarcação de passagens aéreas durante a pandemia de COVID-19. A medida foi feita visando ajudar passageiros com medo de viajar ou que estejam impossibilitados disso.

Em 2020, as regras de remarcação eram mais flexíveis. Agora, em 2021, com mais informação sobre a transmissão do COVID-19 e a segurança nas viagens aéreas, as normas de alteração de passagens aéreas e de cancelamento mudaram.

As companhias aéreas também definiram normas a serem seguidas por passageiros em caso de contaminação do novo coronavírus. Para não perder a viagem marcada, esses indivíduos podem seguir as instruções das aéreas.

Confira o que fazer para garantir a sua passagem aérea nas três maiores companhias brasileiras – LATAM, GOL e Azul – em caso de suspeita de COVID-19 ou de contaminação pelo coronavírus.

LATAM

A LATAM possibilita a modificação das datas das passagens aéreas sem cobrança de multa. No entanto, a diferença tarifária poderá ser aplicada quando necessário.

Para garantir a passagem aérea, é preciso enviar o atestado médico para comprovação do resultado positivo à companhia aérea. O passageiro poderá viajar somente a partir de 14 dias após o recebimento do diagnóstico da COVID-19.

Para realizar esse procedimento, é necessário contatar a LATAM através dos seus números de atendimento ao cliente.

AZUL

Passageiros com suspeita ou com teste positivo de COVID-19 devem enviar o atestado, ou resultado do exame, emitido por um hospital, laboratório credenciado ou médico, à Azul. A análise documental será feita pela equipe médica da companhia aérea em 72 horas após o envio.

Para isso, acesse a página com o formulário de documentos da Azul, preencha os dados necessários e anexe os documentos requiridos.

Para resultado dos exames, serão considerados os resultados abaixo:

  • IgM  (+) IgG (–): SIM
  • IgM (+) IgG (+): SIM
  • IgM (-) IgG (+): NÃO
  • RT PCR SARS COV 2 – COVID-19 OU Teste de Antígeno p/COVID-19 OU RT-LAMP p/COVID-19 : Positivo/reagente/detectado: SIM

Para ambos os casos (suspeita ou positivo) é possível realizar a alteração ou cancelamento da reserva das passagens aéreas. A alteração de passagens aéreas ocorrerá mediante disponibilidade, respeitando a validade do bilhete de 12 meses contados a partir da data de emissão.

Não haverá taxa para cancelar a passagem aérea quando houver a solicitação de crédito para ser usado em até 18 meses. Esse período é contabilizado a partir da data do recebimento do mesmo.

Em caso de solicitação de reembolso, serão aplicadas as eventuais taxas e reembolso conforme as regras tarifárias. O saldo restante será devolvido em 12 meses a partir da data do voo cancelado.

GOL

A GOL não deixa claro em seu site quais procedimentos adotar em caso de contaminação por COVID-19. Em sua página de perguntas frequentes, a companhia orienta que viajantes que entrarem em contato com pessoas contaminadas busquem atendimento médico no serviço de saúde mais próximo.

A GOL também aconselha passageiros com dúvidas sobre a segurança ou a possibilidade de viajarem a entrarem em contato com a Central de Relacionamento através dos números 0300 115 2121 para quem está no Brasil e +55 11 5504 4410 para quem está no exterior.

Leia também
🏖️ Melhores destinos para o Carnaval 2026 no Brasil: onde curtir a folia (ou fugir dela!)

O Carnaval 2026 vai cair entre os dias 14 e 18 de fevereiro, com um…

Viagens bate e volta para curtir o inverno nas férias de julho: destinos saindo de SP, RJ, BH e mais!

Férias escolares + friozinho de julho = a desculpa perfeita para fazer uma viagem bate…

Destinos baratos para viajar no Natal 2025: onde passar o feriado sem gastar muito

O Natal é uma das épocas mais bonitas do ano — mas também uma das…

Sair da versão mobile