Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo! O conceito de cidade inteligente surgiu logo no início do século 21 como uma tentativa de solucionar os problemas da urbanização não-planejada e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
A premiação em questão é a World Smart City Awards, promovido pela Fira Barcelona, e é referente ao ano de 2023. A cerimônia de entrega de prêmios foi realizada em Barcelona, na Espanha, no mês de novembro.
As políticas públicas e iniciativas voltadas à inovação, desenvolvimento sustentável e planejamento urbano levaram Curitiba à primeira colocação.
E, não é a primeira vez que as ações adotadas pela cidade são reconhecidas. Na premiação anterior, a metrópole ficou entre as seis cidades inteligentes do mundo.
Na premiação mais recente, disputou o primeiro lugar com outras cidades igualmente inovadoras e únicas, como Barranquilla, na Colômbia; Cascais, em Portugal; Izmir, na Turquia; e Makati, na Filipinas.
Cidades inteligentes
Normalmente, cidades inteligentes utilizam tecnologias como a Internet das Coisas e Inteligência Artificial para melhorar os serviços públicos oferecidos aos moradores e visitantes, como transporte, segurança, limpeza e iluminação.
Neste contexto, Curitiba implementou iniciativas para otimizar a produção e o consumo de energias renováveis.
A Pirâmide Solar, instalada no bairro Caximba, é um exemplo. Trata-se da primeira usina solar construída em um aterro sanitário da América Latina. Com quase 8,6 mil painéis solares, a energia produzida pela usina é injetada na rede de distribuição de energia da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL).
Outra iniciativa é a Fazenda Urbana de Curitiba, voltada para a educação e a prática de agricultura sustentável. Viajantes podem visitar o local, o qual fica no bairro Cajuru, em tours guiadas.
A Fazenda Urbana também promove capacitações, workshops e cursos a todo público interessado no seu funcionamento e em práticas agrícolas sustentáveis.
Via: Governo de Curitiba e Olhar Digital.