Acompanhantes de autistas tem direito a 80% de desconto em passagens aéreas

capa acompanhante

Você sabia? Acompanhantes de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou pessoas com deficiência têm direito a 80% de desconto na compra de passagens aéreas com saída do Brasil.

A resolução 280 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi definida em junho de 2007, mas, como é pouco divulgada pelas cias, muitos viajantes desconhecem a medida.

A resolução foi criada para facilitar as viagens de pessoas com TEA ou com deficiência que precisam de assistência. Dessa forma, o acompanhante pode ser alguém da família ou um responsável com conhecimento das necessidades do passageiro.

Da mesma forma, é uma medida interessante para as companhias aéreas, as quais precisariam disponibilizar alguém para acompanhar o passageiro nesses casos. Em vez de um funcionário da cia, o passageiro é acompanhado por alguém conhecido.

Como obter o desconto de 80% em passagens aéreas para acompanhantes?

aeroporto passageiros

No momento da compra das passagens, é preciso informar a companhia aérea sobre a necessidade de um acompanhante para o passageiro. A cia tem a obrigação, pela lei, de responder ao requerimento em 48 horas. Por isso, é recomendado efetuar a compra com antecedência.

O desconto é concedido mediante a comprovação de laudo médico e preenchimento do MEDIF (Formulário de Informações Médicas, em português) pelo passageiro e pelo médico.

O documento é obrigatório para todos os passageiros que possuem alguma condição de saúde específica e/ou precisam de assistência durante viagens aéreas.

Além disso, o acompanhante escolhido deve ter mais de 18 anos e ser capaz de prestar assistência ao passageiro principal da reserva.

Após o envio dos documentos necessários para a comprovação, as companhias aéreas têm mais um prazo para fazer a análise e aprovar o desconto de 80%.

Quais são as recomendações para viajantes?

viajante com passagens aéreas

Para facilitar a compra de passagens aéreas para pessoas que necessitam de assistência durante o voo, é recomendado ligar no número de relacionamento ao cliente disponibilizado pelas cias.

Dessa forma, viajantes conseguem relatar a situação do passageiro diretamente para um atendente.

Em caso de dúvidas sobre os requisitos para obter o desconto, as principais companhias aéreas do Brasil – Azul, GOL e LATAM – possuem seções em seus sites e aplicativos com informações detalhadas sobre MEDIF.

Leia também
Vila Galé Ouro Preto – MG: o novo hotel boutique da rede portuguesa

Foto: Vila Galé Ouro Preto. O Vila Galé Ouro Preto, o primeiro hotel boutique de…

Taxa para entrar na Ilha do Mel deve começar a ser cobrada ainda neste semestre

A Ilha do Mel deve implementar uma taxa de turismo para viajantes a partir deste…

Mais caro: Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para o Reino Unido terá aumento

A Embaixada do Reino Unido no Brasil anunciou, nesta semana, um aumento do valor da…