Acompanhantes de autistas tem direito a 80% de desconto em passagens aéreas

capa acompanhante

Você sabia? Acompanhantes de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou pessoas com deficiência têm direito a 80% de desconto na compra de passagens aéreas com saída do Brasil.

A resolução 280 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi definida em junho de 2007, mas, como é pouco divulgada pelas cias, muitos viajantes desconhecem a medida.

A resolução foi criada para facilitar as viagens de pessoas com TEA ou com deficiência que precisam de assistência. Dessa forma, o acompanhante pode ser alguém da família ou um responsável com conhecimento das necessidades do passageiro.

Da mesma forma, é uma medida interessante para as companhias aéreas, as quais precisariam disponibilizar alguém para acompanhar o passageiro nesses casos. Em vez de um funcionário da cia, o passageiro é acompanhado por alguém conhecido.

Como obter o desconto de 80% em passagens aéreas para acompanhantes?

No momento da compra das passagens, é preciso informar a companhia aérea sobre a necessidade de um acompanhante para o passageiro. A cia tem a obrigação, pela lei, de responder ao requerimento em 48 horas. Por isso, é recomendado efetuar a compra com antecedência.

O desconto é concedido mediante a comprovação de laudo médico e preenchimento do MEDIF (Formulário de Informações Médicas, em português) pelo passageiro e pelo médico.

O documento é obrigatório para todos os passageiros que possuem alguma condição de saúde específica e/ou precisam de assistência durante viagens aéreas.

Além disso, o acompanhante escolhido deve ter mais de 18 anos e ser capaz de prestar assistência ao passageiro principal da reserva.

Após o envio dos documentos necessários para a comprovação, as companhias aéreas têm mais um prazo para fazer a análise e aprovar o desconto de 80%.

Quais são as recomendações para viajantes?

Para facilitar a compra de passagens aéreas para pessoas que necessitam de assistência durante o voo, é recomendado ligar no número de relacionamento ao cliente disponibilizado pelas cias.

Dessa forma, viajantes conseguem relatar a situação do passageiro diretamente para um atendente.

Em caso de dúvidas sobre os requisitos para obter o desconto, as principais companhias aéreas do Brasil – Azul, GOL e LATAM – possuem seções em seus sites e aplicativos com informações detalhadas sobre MEDIF.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile