Despacho gratuito de bagagens desperta preocupação da IATA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês) afirmou que a decisão de restabelecer a franquia de bagagem despachada, presente na MP do Voo Simples, a qual foi aprovada pelo Senado Federal na última terça-feira (17), é de “grande preocupação”.

    A associação afirma que o passageiro será afetado pelo restabelecimento. “Um entendimento equivocado induz a população a achar que, em algum momento, houve gratuidade da bagagem,” afirmou a IATA em nota. “O que existiu foi uma divisão de custos entre todos os passageiros”.

    Em outras palavras, o despacho das bagagens de até 23 KG em voos nacionais e de até 32 KG em voos internacionais era cobrado, mas de maneira generalizada. Até passageiros que não utilizavam o serviço precisavam pagar por uma parcela dele. O valor do despacho era cobrado junto ao valor das passagens aéreas.  

    Hoje, o passageiro que não deseja despachar a bagagem não paga pelo serviço, sendo uma “solução que permite que cada um pague pelo serviço que melhor lhe convir, portanto, mais justa”.

    Com a isenção da cobrança da taxa, a IATA prevê que as companhias aéreas estarão limitadas na possibilidade de oferecer produtos condizentes com a necessidade de cada passageiro.

    MP do Voo Simples

    O relator da MP do Voo Simples, Carlos Viana, havia retirado o item da retomada do despacho gratuito de bagagens. Ele argumentou que o restabelecimento da franquia poderia aumentar os preços das passagens aéreas.

    Durante a votação no Senado Federal, no entanto, foi levantado que o retorno da franquia beneficiar o consumidor uma vez que, mesmo sem a cobrança do despacho, o valor das passagens aéreas vem subindo desde 2019.

    O senador Fábio Garcia afirmou ter acreditado nas companhias aéreas em 2017, quando a cobrança para o despacho teve início, mas o valor das passagens aéreas não foi reduzido como prometido. Segundo ele, as empresas fazem uso de dispositivos legais para lucrar mais.

    Sendo assim, por 53 a 16 votos, a franquia de bagagens foi mantida. A MP do Voo Simples agora retornará à Câmara do Deputados para nova análise do texto.

    Via: Catraca Livre.

    Leia também
    Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

    Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

    Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

    Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

    Cataratas do Iguaçu batem recorde histórico e superam 2 milhões de turistas em 2025

    As Cataratas do Iguaçu encerraram 2025 com mais de 2 milhões de visitantes, o maior…

    Sair da versão mobile